Palestrante aborda estratégias de networking para o setor imobiliário

O evento ocorreu na Quarta Nobre


No dia 18 de junho, o professor e consultor em carreira e empreendedorismo Jorge Penillo ministrou uma palestra online na Quarta Nobre do CRECISP, com o tema “Networking Estratégico: A Arte de Atrair Clientes em Círculos Empresariais”. A apresentação foi voltada aos corretores de imóveis e discutiu a importância de construir conexões com propósito em ambientes corporativos para gerar novas oportunidades de negócios.

Penillo explicou que networking estratégico é a capacidade de criar relações autênticas e funcionais, capazes de atrair clientes de maneira natural. Ao longo da apresentação, ele ressaltou que mudanças recentes no comportamento social, principalmente impulsionadas por fraudes e o avanço da tecnologia, têm impactado a forma de contato com os consumidores. Segundo ele, atualmente, grande parte das pessoas evita atender ligações de números desconhecidos, o que limita a prospecção ativa tradicional por telefone.

O consultor destacou que a preferência por mensagens de texto entre jovens de 16 a 35 anos tem alterado a forma de comunicação no processo de vendas. Esse público, identificado como nativos digitais, será o principal comprador de imóveis nos próximos anos. Para Penillo, as gerações mais novas evitam interações por voz, o que reforça a necessidade de os profissionais se adaptarem às novas formas de comunicação e abordagem.

Durante a palestra, o especialista levantou questionamentos sobre a presença dos profissionais em redes de indicação. Ele afirmou que, para manter uma boa performance de vendas, é necessário estar inserido em pelo menos cinco redes de contatos que sejam capazes de gerar indicações qualificadas. O palestrante explicou que as decisões de compra, inclusive no mercado imobiliário, estão cada vez mais baseadas em referências e avaliações, tanto no meio físico quanto em plataformas digitais.

Ao abordar o uso de marketplaces, Penillo apontou que os consumidores tendem a confiar em avaliações, comentários e número de recomendações ao escolher um produto ou serviço. Esse padrão de comportamento, segundo ele, reforça a necessidade de os corretores de imóveis estarem inseridos em comunidades com potencial de consumo e de direcionarem suas estratégias para públicos com capacidade de adquirir os imóveis ofertados.

O especialista também alertou que os profissionais precisam mapear seus grupos de relacionamento, avaliando se os integrantes possuem perfil compatível com os imóveis que estão sendo negociados. Caso contrário, sugeriu a busca por novos grupos de interesse, como círculos empresariais, grupos de empreendedores ou de setores específicos como artistas, comerciantes e esportistas, entre outros.