Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 01/03/2025
O registro seguro e eficiente de contratos e documentos é um dos principais expedientes que fazem parte da rotina do corretor de imóveis. Sem uma documentação confiável, toda a intermediação, certamente, se vê prejudicada e as perdas se tornam iminentes.
Tendo em vista esse cenário, o Sistema Cofeci-Creci passou a oferecer aos corretores o SGR – Sistema de Governança e Registro, que utiliza tecnologias avançadas, como assinatura eletrônica e blockchain, protegendo as informações contra fraudes e alterações não autorizadas de documentos, simplificando o trabalho e promovendo as melhores práticas do setor imobiliário.
Na última semana, o CRECISP promoveu um evento dirigido a funcionários do atendimento e analistas de conformidade com o objetivo de apresentar o SGR a esse público, tornando-o capacitado a orientar os corretores a respeito da utilização do Sistema.
O detalhamento da ferramenta foi conduzido pelo professor José Carneiro da Cunha Oliveira Neto, um dos idealizadores do projeto. Dentre as suas funcionalidades, o palestrante explicou que o SGR permite o registro de contratos de corretagem, compra e venda e locação, PTAM’s, laudos de vistoria e demais documentos de interesse geral. “O SGR possibilita a consulta pública dos contratos registrados para o imóvel. Com isso, o corretor promove transparência à negociação”, comentou Carneiro.
Segundo o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, é importante que os funcionários do Conselho tenham esse treinamento para que possam sanar todas as dúvidas dos inscritos. “O SGR é uma iniciativa que vai trazer modernidade e respaldo jurídico ao nosso mercado”, afirmou.
O evento, realizado na Capital, foi prestigiado pelos diretores do CRECISP, Gilberto Yogui, Isaura Aparecida dos Santos e Arthur Boiajian; pelos conselheiros: Gelson José Faria, Wagner Artuzo, Jackson Carlos Franco, Ana Maria Faleiros Diniz, Therezinha Maria Serafim da Silva, Antonio Marcos de Melo, Angelita Esnarriaga Viana, Maria Regina Busnello, Douglas Vargas, Maria Clara Hashimoto, José Gualberto de Assis, Nelson Olímpio Sais, Antonio Benedito Leite Souza, Magali Aparecida dos Santos e Reinaldo Bressani; por delegados regionais e seccionais do CRECISP; pelo presidente do Conselho dos Despachantes Documentalistas, Wagner Sanchez; pelo presidente do CRECI-RS, Márcio Ferreira Bins Ely; pelo presidente do Creci-AP, José César Macedo de Queiroz; e por representantes do Cofeci, CRF-SP, CRECI-TO, CRECI-PR, CRECI-RS e CRECI-RJ.