Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 11/01/2025
Mais um ano com números surpreendentes para o Departamento de Fiscalização do CRECISP. Ao longo dos últimos 12 meses, a equipe composta por 106 analistas de conformidade intensificou os trabalhos, legitimando o objetivo principal do próprio Conselho: disciplinar a atividade e garantir a atuação com ética e respeito dos profissionais.
No que se refere aos autos de constatação, ou seja, os registros de fatos e ocorrências, os analistas produziram 171.721 documentos em 2024! Ferramentas essenciais no andamento dos processos, esses autos descrevem detalhadamente cada situação encontrada pelos integrantes da fiscalização.
As blitzes do Departamento também foram intensas em escritórios, imobiliárias e plantões de venda em todo o Estado de São Paulo. E os números obtidos com esse trabalho, demonstram o empenho dos analistas em orientar e disciplinar o exercício da profissão. As equipes se revezaram na realização de 86.583 diligências, de janeiro a dezembro. Com isso, foram emitidos 17.679 autos de infração e 27.786 notificações após a detecção de irregularidades nas visitas, resultando em 2.779 pessoas autuadas pelo exercício ilegal da atividade. Isso representa uma média de mais de 602 procedimentos de fiscalização por dia.
A equipe do CRECISP esteve atenta também aos plantões de vendas, sendo que 3.456 deles receberam a visita dos analistas do Conselho.
Sempre à disposição, a entidade atendeu, ainda, às solicitações e participou de 42 operações realizadas pelo Grupo de Fiscalização Integrada, com diversos órgãos, como Secretarias de Meio Ambiente, Prefeituras e Polícia Militar Ambiental. O intuito dessas ações é evitar a comercialização imobiliária em áreas de preservação ambiental e coibir a participação de corretores nesses negócios.
Além disso, os analistas atenderam a 7.263 solicitações de fiscalização encaminhadas pela sociedade, visitando um total de 565 cidades do Estado de São Paulo.
Para o presidente do Conselho, José Augusto Viana Neto, esse trabalho é a resposta que a sociedade espera, demonstrando que a entidade está preocupada em garantir tranquilidade e segurança às transações imobiliárias. “Quero lembrar a toda a população de São Paulo que as denúncias são extremamente importantes. Em caso de suspeita de irregularidades em plantões de vendas, imobiliárias ou pseudocorretores agindo ilegalmente, deve-se denunciar pelo site do Conselho, que é o crecisp.gov.br. Queremos orientar nossos inscritos e evitar que pessoas mal-intencionadas atuem no mercado, desrespeitando profissionais gabaritados para exercer a corretagem e lesando inúmeras famílias. Essa é a nossa missão.”