CRECISP participa dos “21 Dias de Ativismo"

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 07/12/2024

A campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” integra as ações do Pacto Ninguém se Cala, iniciativa idealizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP). O objetivo do pacto é assegurar a efetividade das Leis nº 17.621/23 e 17.635/23, que impõem novas diretrizes ao setor de lazer e competições esportivas no combate à violência contra a mulher e no acolhimento das vítimas. Uma das principais estratégias do pacto é a criação de campanhas que promovam a conscientização sobre a violência de gênero.

Como signatário do pacto, o CRECISP iniciou, no dia 20 de novembro, a divulgação de materiais relacionados ao tema, visando engajar a sociedade na construção de um futuro mais seguro e igualitário.

Tanto o Pacto Ninguém se Cala quanto a campanha dos 21 Dias de Ativismo têm como foco principal oferecer proteção e apoio a mulheres em situação de risco ou vítimas de assédio, abuso, violência ou importunação.

De acordo com Vanessa Therezinha Sousa Almeida, Promotora de Justiça de Enfrentamento à Violência Doméstica e Coordenadora do Núcleo de Gênero do Ministério Público de São Paulo, essas iniciativas são fundamentais para fomentar o debate e evidenciar o compromisso de diversas entidades no combate à cultura do estupro e outras formas de violência correlatas. “Recentemente, tivemos a adesão ao pacto de dois dos maiores clubes de futebol paulistas, o que é muito significativo, considerando que, em dias de jogos de futebol, as agressões físicas às mulheres aumentam mais de 20%.”

Atento a essa realidade, o CRECISP desenvolve, há mais de um ano, o Programa de Combate à Violência contra a Mulher, com ações como palestras, workshops e entrevistas com especialistas. Lançado em dezembro de 2023, o programa busca criar estratégias de suporte às mulheres que enfrentam situações de violência física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral.

Além de integrar o Pacto Ninguém se Cala, o CRECISP é parceiro da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na divulgação do curso ABNT PR 1019:2023 - Boas Práticas no Combate à Violência contra as Mulheres, cuja primeira edição ocorreu na sede do Conselho.

“Sabemos que resultados efetivos para essa causa tão importante só serão alcançados com a continuidade das ações e o engajamento de todas as instituições envolvidas”, destacou o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto.