CRECISP apresenta balanço do programa de combate à violência

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 16/11/2024


O CRECISP realizou mais uma etapa de seu Programa de Combate à Violência contra a Mulher, apresentando um balanço das principais ações implementadas, atendendo aos requisitos estabelecidos pela norma ABNT PR 1019:2023.

O evento contou com palestras de especialistas que exploraram desde os desafios institucionais até os aspectos mais sutis e arraigados dessa questão social.

Organizado na Capital, o encontro teve a participação de funcionárias e corretoras de imóveis. Também estiveram presentes, as conselheiras do CRECISP Aida Maria Alves Costa Marques, Angelita Esnarriaga Viana, Ana Maria Faleiros Diniz, Magali Aparecida dos Santos, Rosangela Martinelli Campagnolo, Maria Regina Busnello, além das delegadas do Conselho, Heloisa Eugenia Mitie Kishi e Sueli Aparecida Michelim Antonio e de representantes dos Conselhos de Educação Física, Química e Farmácia.

O presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, abriu os trabalhos, acompanhado pelo Diretor Secretário do Conselho, Ruberval Ramos Castello.

As apresentações foram iniciadas pela Delegada da Polícia do Estado de São Paulo, Dra. Jamila Jorge Ferrari, que compartilhou sua experiência de quase duas décadas na linha de frente no combate à violência contra a mulher. Ela abordou o tema “Desafios e Perspectivas no Combate à Violência contra a Mulher”, destacando a importância da união entre o poder público e a sociedade civil.

A delegada regional de Praia Grande, Luciana Viana, também ministrou palestra e falou sobre saúde mental e física e formação de novos hábitos em prol de uma vida saudável, sob o tema: “Limite é um ato de autocuidado”.

Vânia Viana, chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres deu sequência às apresentações, relatando as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo poder público pertinentes a essa questão.

E o encerramento ficou por conta da promotora de Justiça, Dra. Fabíola Sucasas Negrão Covas, que abordou o “Pacto Ninguém se Cala na Violência Contra a Mulher”, uma iniciativa do Ministério Público de São Paulo, essencial para a construção de uma sociedade mais segura.