Na última Quarta Nobre do CRECISP, realizada no dia 30 de outubro, o advogado especialista em direito cível, Rodrigo Karpat, com mais de 18 anos de experiência na área, marcou presença para falar sobre o papel essencial dos corretores de imóveis em negociações que envolvem condomínios.

Durante sua apresentação intitulada: "Condomínio para os Corretores de Imóveis", o palestrante destacou como o corretor de imóveis é fundamental não apenas na mediação de transações, mas na apresentação do condomínio como um produto completo, que carrega um significado muito além de tijolos e cimento.

O advogado ressaltou dados do IBGE e de outras pesquisas de mercado que revelam que mais de 10% dos endereços no Brasil estão em condomínios, e esse número tende a crescer.

“Em São Paulo, por exemplo, há cerca de 30 mil condomínios que movimentam uma arrecadação anual estimada em 13 bilhões de reais — montante superior ao orçamento de algumas grandes cidades brasileiras.” Karpat destaca que o formato condominial é uma resposta natural ao crescimento dos centros urbanos, sendo, hoje, uma das formas mais eficazes de acomodação da população nos grandes centros.

No entanto, o advogado chamou a atenção para o papel da gestão nos condomínios. “Uma má administração pode desvalorizar as unidades em até 30%, comparando condomínios idênticos onde um é bem gerido e o outro é negligenciado. “A desvalorização é um reflexo direto de gestões sucessivas que provocaram diversas ruínas. O condomínio é um bem de consumo, sujeito ao desgaste e à depreciação, que pode atingir até 4% ao ano”, explicou.

Segundo o palestrante, a falta de manutenção e a má gestão podem causar graves problemas de segurança, causando tragédias, como quedas de fachadas e danos estruturais, que impactam tanto a integridade física dos moradores quanto o valor do patrimônio. “A gestão ineficiente, além de desvalorizar o imóvel, pode acarretar responsabilidade civil para os gestores e impactar diretamente o trabalho dos corretores de imóveis na hora da venda”, alertou.

Karpat finalizou sua fala enfatizando a importância da perseverança para o corretor de imóveis, lembrando que o sucesso não vem apenas com trabalho árduo, mas também com visão e coragem para persistir. "A grama do vizinho pode parecer mais verde, mas é fundamental não esquecermos o processo em que cada pessoa se encontra. Há uma frase que gosto muito: 'A árvore tem raízes amargas, mas frutos doces.”

 

 
 
 
 
 

Artes - Audio Visual CRECI SP 2ª Região

 

Anexoster., 5 de nov., 14:20 (há 19 horas)
 
 
para mim, Sonia, Felipe, Gilberto
 
 
 
 
 
Boa tarde!
 
Conforme solicitado, segue o boletim anexo.
 
At.te,
Roberto de Lima
Departamento de Audiovisual
Setor de Produção Gráfica
CRECISP
 
3 anexos • Anexos verificados pelo Gmail
 
 
 
 
 
 
 
Muito obrigado.
Ok, recebido.
Não veio o anexo.
ResponderResponder a todosEncaminhar