Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 28/09/2024
Ao longo de quatro dias, os funcionários e analistas de conformidade do Departamento de Fiscalização do CRECISP participaram de um importante treinamento para a reciclagem de conhecimentos e aperfeiçoamento profissional.
Com temas pertinentes às atividades administrativas e operacionais, o Conselho organizou esse workshop já traçando as diretrizes que norteiam o trabalho de todos do Departamento.
Como parte desse treinamento, os participantes receberam orientações da chefe do Setor de Atendimento Imediato, Daniela Tinini, sobre os principais recursos disponíveis no site do Conselho. Além disso, o chefe do Departamento de Apoio às Delegaciais, Marco Aurélio Rios Fernandes, apresentou o App CRECI, e suas funcionalidades, essenciais para o dia a dia dos corretores de imóveis.
Outro ponto importante na semana foi a palestra sobre Legislação e Segurança no Trânsito, ministrada pelo Sgto PM Jonatas Tubardino Santos e pelo CB PM Danilo Cordeiro Vilela de Souza, alertando os analistas sobre direção segura e cuidados na rotina dos profissionais.
Douglas Signorelli, Mônica Damasceno e Rodrigo de Maio, representando os Departamentos de Secretaria e de Ética e Disciplina do CRECISP, atualizaram os presentes a respeito de pedidos de inscrição e processos instaurados no Conselho.
O tema: “Efeitos Jurídicos do Exercício Ilegal da Profissão” foi detalhado pelo assessor jurídico do CRECI-CE, Tibério Augusto Moura de Araujo Lima, que trouxe uma visão diferenciada aos analistas de conformidade de São Paulo.
O treinamento foi finalizado com a palestra da Promotora de Justiça, Coordenadora do Núcleo de Gênero do Ministério Público de SP (MPSP), Vanessa Therezinha Sousa de Almeida, sobre "Importunação Sexual e Violência Contra a Mulher", destacando a adesão do CRECISP ao Pacto “Ninguém se Cala”, do MPSP, com o intuito de incentivar a conscientização do enfrentamento da violência contra a mulher.
“A fiscalização é a atividade precípua do CRECISP e, por essa razão, os procedimentos devem ser continuamente revisados e atualizados, atendendo às resoluções e normas que, eventualmente, sofram quaisquer alterações”, ressaltou o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto.