O objetivo da ação é combater a violência contra as mulheres
Dando continuidade ao seu planejamento estratégico e às ações de capacitação para corretores de imóveis e colaboradores, o CRECISP realizou, no dia 23 de agosto, o curso "ABNT PR 1019:2023 - Boas Práticas no Combate à Violência contra as Mulheres". O evento, que faz parte do Programa de Disseminação de Boas Práticas da entidade, foi ministrado pela engenheira civil Regina Tonelli, reforçando o compromisso do Conselho em promover a responsabilidade social.
O curso teve como objetivo principal apresentar o processo de certificação de Boas Práticas no combate à violência contra as mulheres, com foco na leitura, interpretação e formas de implementação dos requisitos estabelecidos pela ABNT PR 1019:2023. Durante a capacitação, os participantes foram orientados sobre os critérios necessários para a obtenção dos Selos de Certificação, que variam entre Bronze, Prata, Ouro e Platina, cada um com exigências específicas para o reconhecimento das práticas adotadas.
O treinamento também incluiu um detalhamento passo a passo do procedimento de certificação, destacando a importância da adesão aos critérios estabelecidos para cada nível de selo, que serve como uma forma de reconhecimento público às instituições e profissionais comprometidos com a implementação de medidas efetivas contra a violência de gênero.
Segundo o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, a iniciativa do CRECISP reforça a relevância da conscientização e da educação continuada sobre temas sociais urgentes. “Esta ação contribui para a formação dos profissionais e colaboradores, alinhando-os com princípios éticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e segura para todos.”
Para o presidente da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Mario William Esper, este é um dia histórico. “Quando se fala da ABNT, parece que ela envolve apenas normas para engenheiros, mas abrange várias outras áreas, incluindo o combate à violência contra a mulher. São 14 tipos de assédio que as mulheres sofrem diariamente. Elaborar essa norma foi um desafio, e em menos de um ano ela já estava concluída."
Também estiveram presentes no evento a coordenadora de Combate à Violência contra a Mulher do CRECISP, Maria Regina de Castro Busnello, a presidente do Instituto Nós por Elas, Natalie Alves, a empresária e palestrante Luiza Brunet, as conselheiras do CRECISP Angelita Esnarriaga Viana, Ana Maria Faleiros Diniz, Magali Aparecida dos Santos, Isaura Aparecida dos Santos, Neiva Sueli Pivetta e Rosangela Martinelli Campagnolo, além das delegadas do CRECISP Cristiane Jordão Araújo, Heloisa Eugenia Mitie Kishi e Sueli Aparecida Michelim Antonio.