Mais de 81 mil constatações em 6 meses

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 06/07/2024


O Departamento de Fiscalização do CRECISP fechou o semestre com números surpreendentes. Nos seis primeiros meses de 2024, foram emitidos 81.471 autos de constatações, relatos de tudo o que foi encontrado pelos analistas de conformidade a cada visita realizada.

Entre infrações e notificações, a fiscalização do Conselho emitiu 20.311 documentos, demonstrando que os trabalhos vêm se intensificando de maneira significativa em todo o Estado.

Vale, também, destacar que os analistas identificaram e autuaram 1.425 pessoas praticando a intermediação de imóveis sem estarem credenciados pelo CRECISP. Em última análise, as blitze evitaram que muitas famílias fossem prejudicadas pela ação desses pseudocorretores.

Além das diligências a escritórios e imobiliárias, o Conselho também esteve presente em 1.596 plantões de venda, checando os procedimentos adotados pelas incorporadoras e imobiliárias e coibindo a ação dos falsos corretores nesses locais.

Nesse período, algumas equipes do CRECISP foram, ainda, escaladas para participar do GFI – Grupo de Fiscalização Integrada, em operações com outros órgãos, como Cetesb, Polícia Militar Ambiental e diversas prefeituras, buscando evitar a comercialização de loteamentos clandestinos, em áreas de proteção ambiental. Em 57 dessas ações, o grupo contou com a participação dos analistas de fiscalização do Conselho.

Os resultados da fiscalização também incluíram o atendimento a 3.737 demandas que chegaram ao Conselho por meio de denúncias da sociedade, e que se somaram a 10.996 demandas internas, totalizando 14.733 pedidos encaminhados a esse departamento.

"O trabalho incansável da nossa equipe de fiscalização é fundamental para garantir a transparência e a integridade do mercado imobiliário, assegurando que os direitos dos consumidores sejam sempre respeitados," ressaltou o presidente José Augusto Viana Neto.