Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 16/03/2024
Os corretores peritos avaliadores do mercado imobiliário se reuniram no 2º ECAM – Encontro de Corretores Avaliadores Mercadológicos, evento do CRECISP que se consolidou como uma referência na discussão de temas relevantes para a atividade de valoração de propriedades. Realizado na Capital, o evento proporcionou aos participantes a oportunidade de compartilhar experiências, discutir tendências e promover o aprimoramento dessa prática profissional.
Na abertura do evento, por indicação do CRECISP, a Diretoria do Cofeci – Conselho Federal de Corretores de Imóveis –prestou homenagem ao presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Mário William Esper, lhe entregando a Comenda JK, com a qual são agraciados cidadãos, autoridades e corretores de imóveis que tenham prestado relevantes serviços à Classe, ao seu desenvolvimento e ao mercado imobiliário. Uma comissão da ABNT está desenvolvendo normas específicas para a atuação dos corretores de imóveis, o que trará uma importante padronização às transações.
À mesa dos trabalhos, estavam presentes, os diretores do Cofeci, Diego Henrique Gama, Marcelo Silveira de Moura e Vilmar Pinto da Silva, o presidente João Teodoro da Silva, o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, o presidente da ABNT, Mário William Esper e sua esposa, Dulce Dias Pereira, e o diretor do Deconcic, Departamento da Indústria da Construção e Mineração, Newton José Soares Cavalieri, representando o presidente da Fiesp, Josué Gomes.
Ao término da outorga, os avaliadores se dividiram em três salas, onde foram ministrados os seguintes workshops: Perito Judicial, com Ricardo Caires; Aspectos Técnicos para a Elaboração do PTAM, com Rosangela Martinelli Campagnollo e Gilberto Yogui; e Avaliação para Estruturação Imobiliária, com Roberto Nicastro Capuano.
A programação abordou questões essenciais para a atividade, contribuindo para elevar ainda mais o nível de excelência dos profissionais. “Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, a precisão na determinação de valores é crucial para garantir transações justas e transparentes, ao lado da ética e da integridade, que são fundamentais para manter a credibilidade dos profissionais junto aos clientes e à sociedade”, avaliou Augusto Viana.