Na última sexta-feira, 25 pessoas foram autuadas por estarem exercendo a corretagem sem estarem habilitadas para tal. A ocorrência aconteceu durante uma blitz em um plantão de breve lançamento, localizado no bairro Cidade Patriarca, na Capital paulista.
Segundo o Departamento de Fiscalização do CRECISP, esta é a 3ª abordagem que o CRECISP realiza no local, visto que em outras duas diligências, houve uma grande evasão de pessoas no momento da chegada dos analistas de conformidade.
“Dessa vez, contamos com o apoio essencial da Polícia Militar, o que nos proporcionou melhores condições para a real avaliação do local”, explicou o chefe do Departamento, Júlio Cesar Rios Fernandes.
A operação contou com 25 analistas de conformidade, além do chefe do departamento, dois chefes de setor e um coordenador, e 3 viaturas da PM com 7 policiais. Mesmo assim, algumas pessoas que se encontravam irregulares tentaram se evadir do plantão, mas foram impedidas pelos agentes.
O balanço do CRECISP registrou 82 pessoas regulares, 24 autuações por exercício ilegal da profissão, 03 notificações e a autuação de 01 corretora por infringir o Código de Ética ao dificultar a fiscalização no ato da abordagem.
“Esses números mostram a importância do trabalho de fiscalização do CRECISP. Sua atuação garante a proteção dos consumidores, assegurando que os profissionais do ramo estejam devidamente qualificados e cumpram os padrões éticos e legais estabelecidos. Além disso, ela contribui para a integridade do mercado, evitando práticas fraudulentas e irregularidades que possam comprometer a confiança dos clientes e a estabilidade do setor imobiliário como um todo. Essa vigilância ativa do CRECISP não apenas eleva os padrões profissionais dos corretores de imóveis, mas também promove um ambiente mais transparente e seguro para todas as partes envolvidas nas transações imobiliárias”, destacou o presidente do Conselho, José Augusto Viana Neto.