Palestrante fala sobre autoconhecimento e autoliderança

O evento ocorreu na Quarta Nobre


No dia 24 de janeiro, o master em Programação Neurolinguística, Andersom Bontorim, ministrou palestra online, na Quarta Nobre do CRECISP e falou sobre o tema: A importância do autoconhecimento para a autoliderança.

Durante a apresentação, foram abordados conceitos e aspectos sobre as duas forças impulsoras que motivam as pessoas e como lidar com elas. Também foi explanado um conceito para o desenvolvimento da autossuperação, para que os participantes saibam lidar com situações desafiadoras do dia a dia.

No início do evento, Bontorim afirmou que um dos objetivos da apresentação seria disponibilizar ferramentas, para que as pessoas pudessem adquirir conhecimentos sobre si próprias, e desta forma, se superarem e realizarem aquilo que pretendem.

“Para alcançar o sucesso, independentemente de qual esfera ou aspecto da sua vida, é preciso seguir um princípio ternário, ou seja, três coisas que podem promover uma transformação. Se você quer realizar algo, criar alguma coisa, que antes não tinha ou não existia, é preciso seguir três princípios. O primeiro é o emocional: estamos falando do sentir, ou seja, daquilo que desenvolve os desejos e a confiança. O segundo princípio é o mental, isto é, o pensar, a criação e a percepção dos conceitos e paradigmas, a compreensão do conjunto de informações. E o terceiro princípio é o material, ou seja, se você não fizer nada, não ocorrerá nenhum tipo de mudança. As coisas não caem do céu, não acontecem ao acaso. Estamos falando de comportamento que gera resultados, ou seja, a habilidade, aquela característica de ser capaz de realizar.”

Segundo o palestrante, o princípio emocional é o querer, o  mental é  o saber e o material é o fazer. Então, para promover qualquer transformação ou realização na vida, é preciso passar a ter algo que não tínhamos antes. É necessário fazer algo a respeito. Se a pessoa somente quiser e souber como, mas não fizer nada, será considerada  somente um ‘teoricão’. Alguém que conhece a teoria, mas não a pratica.”