Fiscalização do CRECISP recebe treinamento sobre lavagem de dinheiro

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 23/09/2023


No dia 19/09, o CRECISP reuniu seus analistas de conformidade no auditório da Assembleia Legislativa, para ministrar um treinamento a respeito da abordagem a ser feita junto aos inscritos, relativa às práticas de prevenção à lavagem de dinheiro no mercado imobiliário.

A partir de agora, as equipes de fiscalização passarão a fazer vistorias de rotina, em imobiliárias e escritórios, verificando o cumprimento da Resolução 1.336/2014 estabelecida pelo Cofeci, que obriga a comunicação de transações suspeitas ou a declaração anual de não ocorrência das mesmas.

Desde que foi designado como órgão regulatório pelo COAF, o Cofeci definiu critérios envolvendo a categoria com relação a essa prática ilícita. E os analistas já vem orientando os profissionais sobre essa necessidade de se cumprir o que rege a legislação. Segundo o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, “esse tipo de capacitação é muito importante para que os analistas tenham melhor condição de analisar as diversas situações.”

O treinamento foi ministrado pelo chefe do Departamento de Fiscalização, Julio Rios, pelo chefe do Departamento de Ética e Fiscalização, Rodrigo de Maio, e pelo assistente de Gabinete, Robson Gomes Cabral.

Assim, durante as visitas, caso seja constatado que as imobiliárias e corretores deixaram de declarar, pelo Sistema Siscoaf, a ocorrência ou não de transações suspeitas, estarão sujeitos à Resolução Cofeci e terão que responder administrativamente sobre isso.

“A ação do Conselho, antes de tudo, terá um caráter orientativo, esclarecendo a importância desse engajamento dos corretores para que a lavagem de dinheiro deixe de ser comum no nosso mercado”, completou Viana.