CRECISP autua 116 pseudocorretores

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 11/02/2023


Mensalmente, o Departamento de Fiscalização do Conselho fornece um balanço das ações realizadas no período. E em janeiro, os analistas de conformidade demonstraram, mais uma vez, a preocupação da entidade em proteger a sociedade, garantindo segurança às transações imobiliárias.

Em apenas 30 dias, as equipes espalhadas por todo o Estado emitiram 10.133 autos de constatação em 5.393 visitas feitas a plantões de vendas, escritórios e imobiliárias. Além de autuarem 116 pessoas pelo exercício ilegal da profissão, os analistas também emitiram 918 autos de infração por irregularidades detectadas e 552 notificações ao longo dessas diligências.

Esses números incluem as blitzes da Operação Verão, que intensificou o trabalho nas cidades do litoral, coibindo, especialmente, os golpes das locações de veraneio. Foram somadas, ainda, as 1.494 fiscalizações de rotina, tanto propostas pelo CRECISP como solicitadas pela população por meio do link no site do Conselho.

“Os analistas trabalharam diuturnamente e conseguiram cobrir 197 municípios paulistas, ou seja, mais de 30% do Estado somente em janeiro. Temos unido forças em prol da valorização do corretor de imóveis, evitando que pessoas não capacitadas exerçam a profissão, podendo causar sérios prejuízos às partes na negociação”, ponderou o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto.

Viana também lembrou que a participação de todos é fundamental para que essas ações sejam bem-sucedidas. “Pedimos a todos os que tenham conhecimento da atuação de pseudocorretores que denunciem ao CRECISP que, prontamente, irá destacar suas equipes para averiguar cada situação.” As denúncias podem ser encaminhadas pelo link: https://www.crecisp.gov.br/cidadao/fiscalizacaoedenuncia