Golpe do falso aluguel pela internet movimenta o CRECISP

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 23/09/2022


Recentemente, os veículos de comunicação noticiaram que duas pessoas haviam sido vítimas de um golpe de falsa locação de um apartamento, no Litoral paulista, por meio de um anúncio feito por um estelionatário em um site de compra e venda de imóveis. Os locatários assinaram o contrato e fizeram o pagamento solicitado, sem ao menos verificar a idoneidade do pretenso “corretor”.

É em circunstâncias como essa que se compreende a importância do trabalho de fiscalização do CRECISP. A realização de blitz e visitas aos plantões de venda, imobiliárias e escritórios diminui o campo de ação de estelionatários, evitando grandes prejuízos a centenas de famílias interessadas em alugar ou comprar uma propriedade.

Os analistas de conformidade do CRECISP realizam milhares de diligências em todo o Estado, notificando irregularidades, orientando e esclarecendo dúvidas dos inscritos e, especialmente, identificando e retirando do mercado os pseudocorretores.

De janeiro até agosto, a equipe do Conselho já atingiu números significativos: foram emitidos 90.440 autos de constatação e 13.317 notificações nas visitas realizadas. Houve, ainda, o registro de 4.873 autos de infração, sendo 1.288 pelo exercício ilegal da profissão.

“Os Conselhos de Fiscalização de todas as profissões trabalham para a proteção da sociedade, seja na área da saúde, evitando a ação de falsos médicos, seja no segmento da construção civil, disciplinando o trabalho de engenheiros e arquitetos e, também no mercado imobiliário, garantindo transações de compra, venda e locação intermediadas por profissionais gabaritados e que respeitam o Código de Ética dos Corretores de Imóveis”, comentou o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto.

Para denúncias e solicitações de fiscalização, basta acessar o link: https://www.crecisp.gov.br/cidadao/fiscalizacaoedenuncia