Corretores têm audiência com Ministro do Trabalho

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 21/08/2021


Recentemente, o presidente da República, Jair Bolsonaro, recriou o Ministério do Trabalho e entregou o comando da pasta ao deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Com o intuito de levar os cumprimentos da categoria de corretores de imóveis de todo o País ao novo ministro, o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, que é vice-presidente do Cofeci, fez uma visita de cortesia ao seu gabinete, acompanhado do presidente do CRECI-RS, Márcio Bins Ely.

A conversa foi muito produtiva e Viana teve a oportunidade de destacar ao ministro alguns projetos de lei em tramitação na Câmara que podem trazer impactos positivos aos profissionais do mercado imobiliário.

Um deles, sem dúvida, é o PL 4935/20, do deputado federal Gilberto Nascimento (PSC-SP), que visa a isenção de IPI para a aquisição de automóveis por corretores de imóveis. Viana ponderou com o ministro que a comercialização de propriedades gera um grande retorno tributário aos cofres do governo e, por essa razão, há que se ter projetos que beneficiem aqueles que têm papel de destaque nesse segmento. “A atividade dos corretores tem grande relevância na economia do País. E esse PL pode garantir um instrumento de trabalho com o qual eles possam atender melhor a sociedade.”

Na opinião do presidente do CRECISP, a mobilização das lideranças do setor é de extrema importância para que a isenção de IPI se torne uma realidade, beneficiando os profissionais de todo o País.

A título de acompanhamento, o PL 4935/20 encontra-se, atualmente, na Comissão de Finanças e Tributação, que tem como presidente o deputado Júlio Cesar (PSD-PI). O relator designado para o projeto é o deputado federal Alexis Fonteyne (Novo-SP).