CRECISP participa do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção


No mês de maio, o CRECISP participou da solenidade de lançamento do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), promovido pela Secretaria do Tribunal de Contas da União.

Com a adoção de medidas de compliance e adequando seus procedimentos com o objetivo de promover ainda mais transparência a sua administração, o Conselho demonstra estar alinhado a essa proposta inovadora adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), sob a coordenação do Tribunal de Contas da União e da Controladoria-Geral da União, e com o apoio de diversas instituições.

Aderindo ao Programa, o CRECISP busca contribuir para que haja uma redução significativa nos níveis de fraude e de corrupção no País, colocando o Brasil em uma posição mais favorável no ranking mundial.

Por meio de uma plataforma online – a e-prevenção – os gestores fornecerão uma avaliação de suas entidades para que se estabeleçam ações específicas e treinamentos que permitam a implantação de mecanismos de combate à corrupção.

Assim como o CRECISP, as organizações participantes dessa iniciativa já receberam as instruções para a elaboração dessa autoavaliação, com data de entrega marcada para o final de julho.

“É um momento muito importante para o Conselho. A adoção de mecanismos que coíbam práticas ilegais é condição primordial para que se promova a sanidade das instituições públicas. Estamos engajados nesse Programa e ansiosos para que ele possa frutificar na existência de organizações mais equilibradas e que cumpram, de forma ética, com suas funções perante a sociedade”, comentou o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto.