Palestrante fala sobre tour virtual e vistoria 360 graus

O evento ocorreu na Quarta Nobre


No dia 16 de junho, o gestor de equipes de tecnologia de informação (TI), Maximiliano Selmi Marques esteve na Quarta Nobre do CRECISP e falou sobre o tema: "Tour Virtual e Vistoria 360º - as novas tendências do mercado imobiliário".

O palestrante abordou as principais tendências tecnológicas do mercado imobiliário, com destaque às inovações ligadas à visualização e à vistoria de imóveis em 360º. Discorreu, também, sobre como as imobiliárias e os profissionais devem se preparar para este novo cenário, as novas tecnologias disponíveis e quanto custam.

Marques destacou que, na pandemia, ocorre um apelo diferenciado referente à tecnologia, pois ela possibilitou que os imóveis fossem mostrados de forma remota e com muito mais detalhes. Essa é, também, uma forma diferente de fazer as vistorias para locação, usando os recursos das imagens em 360 graus.

De acordo com o gestor, o uso de óculos de realidade virtual, que estão há três ou quatro anos no mercado, permite a visualização de uma casa de forma imersiva.

“Existem câmeras com duas lentes grandes angulares, e quando são posicionadas no meio do cômodo da propriedade, permitem que as imagens sejam realizadas em 360 graus em dois segundos. É possível fazer este processo com um celular convencional, basta instalar um software, mas o processo demora aproximadamente de dois a três minutos, gerando menor tranquilidade e comodidade", afirmou o especialista.

“A tecnologia é ótima, mas se for inviável, não faz muito sentido, a nossa proposta é realmente trazer também custos acessíveis, de forma rápida e moderna. Quando você carrega a foto no sistema, já entende que está em 360 graus e a partir desse sistema é possível extrair uma imagem em 2D, com qualidade, mesmo não estando mais no ambiente fotografado.”

Marques explicou, ainda, o tour virtual, em que cada foto em 360 graus corresponde a um ambiente, e todos estão interligados, fornecendo a sensação que teríamos se estivéssemos andando presencialmente no local.

“Para a movimentação no tour virtual, existe a opção das setas para frente e para trás. O sistema é interativo e pode ser parado a qualquer momento. Também é possível inserir uma trilha sonora, alguma narração explicativa, e o seu cliente ainda pode curtir essa visita. O corretor de imóveis pode ativar a videoconferência, proporcionando um tour guiado.”