Palestrante fala sobre o CRECISP e a educação

O evento ocorreu na Quarta Nobre


No dia 19 de maio, o professor e advogado J. B. Oliveira (João Baptista de Oliveira) marcou presença na Quarta Nobre do CRECISP e falou sobre o temaO CRECISP E A EDUCAÇÃO

Durante a apresentação, explanou a atuação do CRECISP (início e evolução) e o compromisso ético com a sociedade. Destacou também, o binômio: quantidade e qualidade; e o trinômio: informação, conhecimento e educação.

No início da apresentação on-line, enfatizou sua profunda admiração e amizade pelo presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto e afirmou que a educação é a resposta para todas as necessidades do País. Trouxe, como exemplo, o Japão: “Em 1945, sofreu, na Segunda Guerra Mundial, a mais pesada derrota e isso ocasionou prejuízos financeiros, bélicos e morais. Atualmente, é a segunda maior potência mundial.”

“Se o Brasil procurasse saber como o Japão conseguiu isso, descobriria que foi pelo caminho da educação séria e ética, composta por professores que ensinam e alunos que aprendem e não por uma situação em que os mestres fazem de conta que estão passando algum tipo de educação. O resultado é que nas provas internacionais, o Brasil sempre fica na rabeira, isso é uma amargura tremenda!"

Segundo Oliveira, o Japão segue o princípio denominado de Kaizen, que pode ser traduzido em português como educação continuada, ou seja, o aprendizado de hoje é melhor do que o ocorrido ontem, o que significa a melhoria contínua dos processos, todos os dias, com uma nova experiência.

O professor comentou que o foco na melhoria contínua proporciona mudanças, e o exemplo disso são os cursos e os treinamentos oferecidos pelo CRECISP, que é considerado modelo, pois o corretor de imóveis atual não é o mesmo de 40 anos atrás e essa diferença existe por causa da oportunidade de aprendizado.

“A TV CRECI é um veículo de comunicação e educação, porque usa este fator de se comunicar para educar e isso é extraordinário! Foram mais 5789 vídeos e cerca de 1493 palestras produzidas pela instituição que contam com a participação de especialistas e profissionais de diversas áreas. Podemos dizer, portanto, que são poucas empresas e entidades que possuem este acervo."

De acordo com o palestrante, a valorização profissional do corretor de imóveis também está ligada à educação. “Hoje existe uma cerimônia, a Sessão Plenária de Compromisso Público, em que é realizada a entrega da carteira profissional, o regulamento da profissão, ou seja, um ato solene que marca este momento, este instante em que a pessoa recebe sua credencial e seu certificado para poder atuar na profissão.”