Palestrante fala sobre a questão das boas práticas

O evento ocorreu na Quarta Nobre


No dia 5 de maio, a advogada Maria Regina Busnello falou aos internautas, durante a sua apresentação, sobre o tema: Boas práticas nas intermediações imobiliárias. Na ocasião, discorreu sobre atuação do corretor de imóveis, como deve estabelecer práticas que facilitem a sua rotina, seja em relação ao atendimento ao cliente, à pesquisa de certidões, à elaboração de documentos.

A palestrante enfatizou, no início da apresentação, que o profissional deve se organizar e adquirir conhecimentos, que ajudam a tornar as tarefas mais rápidas e os resultados mais eficientes. “Não tenho a pretensão de invadir a esfera de outros colegas, que falam sobre empreendedorismo, organização.  Minhas orientações são fruto do conhecimento prático, que adquiri ao longo de 20 anos de atuação, no mercado imobiliário”.

“Uma das áreas que sofreu com o problema da pandemia e do distanciamento social foi, exatamente, a imobiliária.  Apesar de vários imóveis terem sido locados para comércio, estes, diretamente, foram afetados pela necessidade de fechamento”, afirmou a advogada.

Regina explicou que alguns locatários perceberam a situação e foram condescendentes com a diminuição do valor da locação, mesmo temporariamente.  Mas, algumas pessoas pensaram que  este seria um curto espaço de tempo e não é o que vem ocorrendo, mas o bom senso prevaleceu e isso ajudou bastante.  

“Quem ajudou muito, nessa situação, também, foram os corretores de imóveis que fizeram esse meio campo, entre o locador e o locatário e conseguiram manter muitas locações. Então, considero essa ação, uma boa prática.  Pessoas que moravam em apartamentos e casas menores, passaram a procurar lugares maiores, porque todos estão vivendo um tempo maior em seu lar, trabalhando ou estudando, isso demandou algumas alterações”.

Regina falou, ainda, da questão do foco no trabalho, pois para ela, não adianta ser um profissional generalista, é importante se especializar em um determinado segmento e escolher aquilo em que irá trabalhar, seja a negociação ou a avaliação de imóveis.

“ É importante procurar cursos, isso vai gerar melhor entendimento daquilo que é do seu interesse, pois, no momento em que você domina a área, consegue resolver de maneira mais prática, os problemas e os entraves que impedem a intermediação imobiliária positiva.”