Capital fecha 2020 com alta em vendas e locações acumuladas

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 30/01/2021


Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 30/01/2021

 

Com um percentual acumulado de 13,59% em vendas e de 69,98% em locações, o ano de 2020 foi bastante positivo para o mercado de imóveis residenciais usados na cidade de São Paulo.

Esses números foram obtidos pela Pesquisa CRECISP realizada com 264 imobiliárias da Capital, identificando os negócios feitos em dezembro na comparação com novembro e, também o fechamento do ano.

Foram 5 meses no vermelho e 7 no azul no que diz respeito às vendas de casas e apartamentos no último ano. Em dezembro, comparado a novembro, por exemplo, houve uma queda nos negócios de 15,13%, mas esse número não chegou a impactar no resultado final do ano.

Para as locações, os números se equilibraram: seis meses em queda, seis meses em alta. Dezembro também encerrou com redução no volume de imóveis alugados ante novembro, de -8,17%.

Os preços para alugar casas e apartamentos na cidade de São Paulo registraram queda de 8,23% em 2020, índice bem inferior ao IPCA, que acusou alta de 4,22% no ano passado. O metro quadrado dos imóveis à venda, entretanto, ficou mais caro: subiu 34,01% de janeiro a dezembro passados.

A pesquisa CRECISP pode ser consultada na íntegra no site do Conselho, e os interessados também podem participar, encaminhando seus dados ao faleconosco@crecisp.gov.br para que nossa equipe entre em contato.