Palestrante fala sobre hábitos e vícios

O evento ocorreu na Quarta Nobre


No dia 19 de junho, as psicólogas Cecílie Krummel Kraemer e Kamilla Barros Possar Tito estiveram no CRECISP e discorreram sobre hábitos e vícios do mundo moderno, que nos cercam diariamente, e seus impactos no comportamento humano, responsáveis por gerar novas demandas psicológicas.

 

No início da apresentação, Cecílie pontuou que, normalmente, não negociamos produtos, mas nossa própria imagem e, portanto, é fundamental termos autoconhecimento, para assim atingirmos uma evolução.

“Estamos abordando os vícios diários e de que maneira, conseguimos identificá-los, reconhecê-los. Temos memória física, e com ela aprendemos a dirigir, por exemplo, não precisamos pensar para executar a ação.”  

Mas o vício, segundo a palestrante, é um comportamento que altera algo físico, aquilo que não é fácil de deixar de fazer, não é um hábito, chega ser um transtorno psiquiátrico e muitas pessoas necessitam tomar remédio para controlar essa situação.

“Alguns hábitos parecem simples e inofensivos,  e o que é gostoso a gente sempre repete. Quem não gosta de chocolate, por exemplo?  Mas, muitas vezes a pessoa não consegue se controlar, e come uma caixa inteira de bombons em um só dia.”

De acordo com Kamila, é importante fazer reflexão sobre os nossos hábitos e vícios, já que representam situações que acabamos por não perceber, pois cada um tem o seu hábito, o seu vício.

“Tem gente que é estressada, mas não percebe ou não admite. Além disso, é preciso prestar atenção, pois quem convive conosco mais tempo, acaba enfatizando nossos principais problemas e o  primeiro comportamento, geralmente, é negar esta situação.”