Palestrante fala de Home Staging

O evento ocorreu na Quarta Nobre


A arquiteta e especializada em Home Staging, Susana Damy, esteve na Quarta Nobre, no dia 1º de agosto, e falou sobre este processo que torna qualquer imóvel comercial atraente aos olhos dos clientes. Susana também enfatizou que o home staging facilita a atuação do corretor de imóveis no processo da intermediação, tornando-o mais eficiente.

Segundo a palestrante, essa é uma ferramenta que beneficia a todos, seja o proprietário, o profissional ou o comprador, reduzindo o tempo de intermediação, gerando mais negócios, melhorando o desempenho profissional e aumentando a renda do intermediador.

“Quando o corretor de imóveis leva o cliente para visitar um imóvel, este tem que estar impecável. Caso o interessado não se sinta encantado, virará as costas e esquecerá da propriedade.  A questão da organização também é importante. Não sou profissional do segmento imobiliário, mas o meu papel é deixar a propriedade pronta e bonita, porque a função de vocês é intermediar sonhos, não é verdade?”

 Susana destacou que o Home Staging foi criado em 1972 pela decoradora Barb Schrwaz, em uma pequena cidade dos Estados Unidos. Naquela época, as pessoas moravam em um único lugar por muitos anos, o que dificultava a negociação, pois o local parecia muito usado. Assim, a decoradora teve a ideia de montar pequenos cenários para atrair mais clientes e deu certo!

“O Home Staging começou a fazer mais sucesso nos Estados Unidos em 2008, época em que todo mundo estava desesperado para negociar sua propriedade.  Estava lá, presenciei tudo isso e, quando retornei ao Brasil, em 2010, trouxe esta ferramenta para cá.  Acredito que daqui a cinco anos, de cada 10 imóveis, 7 a 8 propriedades vão estar usando Home Staging.”

A arquiteta explicou que a intermediação, em geral, é bem-sucedida, quando o comprador se imagina morando no imóvel e, quando isso não ocorre, a negociação está perdida.  Susana comentou, ainda que o home staging implica um investimento, embora o morador vá ter o retorno desse dinheiro. O processo na realidade, antecipa em 50% a comercialização do imóvel, levando-se em conta, também, que 90% dos compradores selecionam imóveis pela internet, sendo impactados virtualmente.”

A palestrante afirmou que o Home Staging permite que a casa não apresente os traços do antigo morador, levando o interessado a entrar no local e imaginar que já pertence a ele.  “Temos que ser muito delicados, principalmente no momento da captação do imóvel. Muitas vezes, percebo a expressão de dor do cliente, pois ele não quer escutar que o seu bem está desvalorizado. Na realidade, quer vender o bem com valor acessível e mudar para uma casa nova."

Susana ponderou que o Home Staging não é igual à decoração, pois ele encanta. O imóvel tem uma apresentação muito boa, é iluminado, limpo e, além disso, é organizada toda a circulação do mobiliário. “O cliente consegue visualizar todos os seus pertences no local, por isso a negociação é mais rápida.”