Palestrante aborda a questão comportamental

O evento foi realizado na Quarta Nobre


A gestora de Recursos Humanos, Flávia Ramos, esteve na Quarta Nobre e destacou aos corretores a importância do comportamento e como este impacta nos resultados, sejam profissionais ou pessoais.

“Tudo é a forma como a gente se comporta”, ressaltou a palestrante. Cada indivíduo possui um perfil, um jeito, portanto, não somos iguais. No momento em que estamos no nosso núcleo familiar, geralmente nos comportamos mais à vontade, diferentemente do que ocorre no trabalho, por exemplo.”

Flávia comentou que é essencial o autoconhecimento sob pressão para que possamos definir nosso perfil real de comportamento. “Essa análise é baseada nos pensamentos pré-socráticos, na Grécia Antiga, as pessoas tinham comportamentos definidos como: água, fogo, terra e ar.   Isso foi traduzido para o perfil melancólico (tímido), sanguíneo (ativo), colérico (dinâmico) e fleumático (eficiente). Todos temos estas características, mas tem uma que predomina.”

De acordo com Flávia, as pessoas são formadas por características positivas, que as auxiliam a obter os melhores resultados daquilo que almejam. Mas também são compostas por atributos que necessitam de melhorias.

“Qual o seu comportamento na abordagem com o cliente? Mais controlado, atencioso, o que é mais presente na sua vida?  Quem está inserido na parte de recrutamento e seleção, faz treinamento e desenvolvimento, sabe que existem empresas que contratam colaboradores por conhecimento técnico, mas demitem por comportamento.”

“Não importa se você trabalha como autônomo ou em uma organização, o cliente, dependendo da sua abordagem, seu approach, vai contratar seus serviços para que realize a intermediação ou, ao contrário, solicitará sua demissão.”

De acordo com pesquisas realizadas em universidades americanas, apenas 15% das razões pelas quais se conquista, mantém ou consegue uma promoção em um emprego estão ligadas ao conhecimento técnico. Outros 85% estão unidos ao relacionamento e ao conhecimento sobre o comportamento que a pessoa possui.

“A Revista Você S.A releva que 87% das organizações que foram consultadas estão dispostas a abrir mão de profissionais competentes por questões comportamentais. Nosso cliente, portanto, nos contrata e nos demite, dependendo da nossa forma de lidar com ele. Não é um diploma que define os maiores talentos, mas, sim, a maneira como  procedemos. Esta é a nossa principal característica.”