Palestrante fala sobre interconexão cerebral e neurociência

O evento ocorreu na Quarta Nobre


No dia 30 de maio, a neuroengenheira, Sandra Regina da Luz Inácio, esteve na Quarta Nobre e destacou aos corretores de imóveis a importância da eficiência da interconexão cerebral e como a neurociência tem proporcionado o desenvolvimento das pessoas, principalmente na solução de problemas e gerenciamento de mudanças.

 

Segundo a palestrante, o neurolíder, em geral, toma suas decisões sob pressão, haja vista que o mercado imobiliário vem apresentando muitas dificuldades. Ela ressaltou que os clientes estão muito exigentes e se o profissional não tiver técnicas diferenciadas, possivelmente será substituído.

 

“Como a gente lida com o cérebro? Através de vários estímulos! A primeira coisa que destaco é a cronobiologia. Alguns cientistas descobriram que cada um possui um relógio biológico. Alguns são matutinos, outros vespertinos e também há os mistos. No meu caso, me enquadro no último. Meu relógio biológico funciona das 10h até o meio dia, das 14h00 às 16h00 e das 19h00 às 21h00. Muitas vezes, não conseguimos fazer nossas tarefas, porque estamos desrespeitando o relógio biológico.”

 

Sandra destacou também a questão de sermos todos ciborgues. O celular, por exemplo virou a extensão do nosso corpo, além do computador e dos tabletes. Os corretores de imóveis e as demais pessoas não conseguem mais executar suas tarefas sem a presença destes aparatos tecnológicos, segundo a neuroengenheira.

 

“Se eu vou negociar com alguém que não conheço, o que vou fazer? Olhar as redes sociais, principalmente o Facebook, verificar os lugares que frequenta,  o perfil dessa pessoa e depois  constatar como este indivíduo é na vida real.  No dia a dia, quando não estamos on line, temos um comportamento, mas na esfera digital, muitas vezes, temos um outro e acabamos nos expondo mais.”

 

“O adolescente suicida pode ser identificado pelo número de selfies que faz, porque é narcisista. Principalmente as empresas, que possuem um gerente de RH, verificam tudo o que é postado. Aquele indivíduo que divulga fotos de biquíni e bebendo, possivelmente estará fora do mercado de trabalho.”

 

De acordo com Sandra, quando o neurolíder está estressado, produz cortisol, uma substância que vai envenenando o corpo aos poucos. Em contrapartida, quando é aplicada a vitamina B6 no organismo, a dopamina sobe, ativa o nosso cérebro e faz com que tomemos as melhores decisões.

 

“Hoje existe muita deficiência de vitamina B6 e B3, porque quase não tomamos sol. Mas não devemos tomar excessos de vitaminas, sem consultar um médico, pois não é uma boa escolha. Existem deficiências, sim, mas é importante as pessoas se alimentarem o suficiente, para terem essas vitaminas.”

 

“Alguém aqui já olhou o rótulo de um refrigerante Diet? Uma das substâncias que tem no refrigerante Diet se chama fenilalanina. O que ela faz? Sobe a dopamina de uma vez, e esse é um dos motivos pelos quais você vicia no produto. Ela faz mal, a pessoa sente uma sensação maravilhosa, fica naquela euforia mas depois essa sensação baixa. Por isso é viciante.”