Palestrante fala sobre educação financeira na Quarta Nobre

A palestra aconteceu na sede

No dia 18 de outubro, o corretor de imóveis e educador financeiro, Fred Batista, esteve no CRECISP e falou aos corretores de imóveis sobre Educação Financeira. No início da apresentação, ressaltou que todos deveríamos ter este tipo de aprendizado em nossa grade curricular, ou seja, ter estas informações desde a infância.

Segundo o palestrante, isso tem sido disseminado aos poucos, mas muitas instituições financeiras não possuem o interesse que as pessoas se eduquem nessa questão.

“E o que significa educar? Moldar para um comportamento adequado aos seus objetivos, desde que não se contraponha à moral e à ética da sociedade. Se educar financeiramente é moldar seu comportamento e adquirir uma relação financeira saudável.  Para nós, corretores de imóveis, isso é fundamental!”

“Ganhamos dinheiro por aquilo que realizamos e no momento em que isto acontece, estamos iniciando algo. Outros profissionais que já estão trabalhando há mais tempo sabem o quão difícil é se manter na profissão. Passamos por duas crises muito fortes, nestes últimos dez anos, em 2008 e em  2012. O crescimento econômico despencou e, portanto, ocorreu um reflexo imediato do mercado imobiliário.”

Batista explicou que os profissionais sem um planejamento não conseguem se fixar no mercado financeiro e a inflação, os juros altos e o desemprego explicam a desaceleração. “Agora você imagina o seguinte: estamos aqui e passamos por esta dificuldade,  e continuamos como corretores de imóveis, mas muitos que deixaram a profissão vão perder o momento de ganho que virá!

“Estamos passando por um momento na curva chamada ponta de inflexão, quando você começa com quedas vertiginosas do crescimento, alta de inflação e falta de oportunidades profissionais. Estas situações tendem a passar e sempre passam. Quem tem o dinheiro investido, começa a migrá-lo para outros investimentos, porque o retorno passa a ser menor.”

“Se a taxa de juros começa a cair, qual o reflexo disso, no futuro? Financiamento do Imóvel e  melhor oportunidade para pagamento, aumento do PIB até o final do ano, talvez, pois pelo menos não estaremos em queda! Somos heróis sobreviventes, conseguimos nos manter até agora, e isso significa o quê? Que desfrutaremos das melhores oportunidades.”

Batista explicou que, na profissão, os corretores de imóveis enriquecem da noite para o dia devido ao sucesso em uma determinada intermediação. No entanto, muitas vezes, não sabem administrar o que receberam, dão entrada em um carro que vale 70 mil reais, por exemplo,  quando, na realidade, têm que  poupar.

 “É importante elaborar um colchão financeiro, e investir. Ou seja, começar a fazer o dinheiro trabalhar para você: este é o processo!  Independentemente de entrar uma renda ou não, o importante é evitar perdas financeiras. Todo mundo precisa se educar para impedir que situações negativas ocorram.”