Palestrante fala sobre técnicas de negociação

O evento foi realizado em Sororcaba

A jornalista Juliana Albanez esteve em Sorocaba, no dia 3 de outubro,  e destacou aos profissionais sua metodologia denominada de Pitch - negocie mais em menos tempo. A palestrante comentou que essa técnica contribui para otimizar o dia a dia dos profissionais, pois grande parte das pessoas não dispõe de muito tempo.

“Abro um parêntese, aqui, hoje, sobre esta técnica denominada de Pitch, que é muito própria para corretores, porque, normalmente, ninguém acorda e fala: ‘Hoje, vou adquirir uma casa!’ Como funciona? É gerando interesse!”

Juliana comentou que a técnica Pitch é uma ferramenta direcionada para as pessoas que vendem sonhos, pois a comunicação e a imagem podem interferir diretamente no ser humano. A palestrante ressaltou que é importante entender as mudanças que ocorrem antes de perceber como funciona a comunicação.

Para ela, estamos vivendo em um mundo em que o on line e o off line estão praticamente juntos, “Na realidade não existe o off line. Antigamente, quando íamos adquirir um veículo, por exemplo, verificávamos os anúncios em algum jornal local e só havia um vendedor para nos atender. Hoje, o que fazemos? Averiguamos todas as informações no site da concessionária.”

Segundo a jornalista, atualmente, quando alguém busca um produto ou um serviço, procura pelo atendimento de um especialista e, por conta disso, a comunicação ganha ainda mais importância.

De acordo com a palestrante, existem três itens que nos auxiliam rapidamente a identificar se queremos ou não participar de alguma negociação. O primeiro deles diz respeito à atitude de julgar o livro pela capa, ou seja, se preocupar somente com a imagem. O segundo está relacionado à coerência.

“A empatia é uma forma de se colocar no lugar do outro. Assim, no início de qualquer relacionamento, as coisas são muito diferentes, é tudo lindo! Mas, ao longo do tempo, não existe mais tolerância. Então, se o cliente é mais tímido, envolvente ou falante, é preciso que nos coloquemos no seu lugar, ou seja, rapidamente temos que jogar a partida dele.”

Segundo a coordenadora de divulgação do CRECISP em Sorocaba, Nanci Joya, Pitch, na verdade, significa identificar o “time” do cliente e isso é fundamental, para uma boa negociação. “Não adianta você ser extrovertido, com uma pessoa que é fechada, tem que falar a mesma linguagem do cliente que está atendendo.”