Por que clientes e até corretores desaparecem sem dar satisfação?

Quantas vezes você, corretor, já se viu desanimado com as vendas ou locações que não acontecem?! Aquele cliente que parecia ser o "certo", não atende mais às suas ligações, não responde e-mails...enfim...sumiu! E você, continua telefonando até 3 vezes por semana. Não é incomum o profissional passar por isso. O difícil mesmo é conseguir desapegar. É isso mesmo. Se você está há 2, 3, quatro meses tentando contato e ele não responde, esqueça. Parta para outro! O silêncio já é uma mensagem de que ele desistiu de alugar/ comprar ou fechou negócio com outro corretor. Sua insistência não muda esse fato. "O corretor deve entender que o cliente não é dele esim, do mercado. As pessoas negociam com vários profissionais ao mesmo tempo e a melhor oferta é a que ganha, depois vem o melhor atendimento", afirma Luiz Carlos Kechichian, Conselheiro do CRECISP. Ele lembra ainda que se alguns clientes simplesmente desaparecem, tem corretor que age da mesma maneira. Muitos, decepcionados porque o negócio não saiu no primeiro ou segundo contato, desistem. Não procuram mais o cliente. Normalmente esse é o perfil de profissionais imediatistas, diz Kechichian." Se o corretor tem clientes demais e muita rotatividade na carteira, está trabalhando errado. Venda rápida dificilmente acontece. O cliente tem que ser trabalhado e encontrar o imóvel ideal para cada família leva tempo. É preciso paciência e dedicação". Segundo o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, a pressa não é boa companheira no mercado imobiliário. "O corretor deve controlar a ansiedade, não demonstrar a insatisfação de um negócio que ainda não foi concluído. A compra da casa própria é um momento especial para as famílias e é nessa hora que o profissional deve demonstrar sua competência e serenidade. Um cliente satisfeito é a melhor indicação que um profissional pode ter", conclui.