Palestrante fala sobre o câncer de mama

O evento aconteceu na Quarta Nobre


No dia 11, em comemoração à campanha do Outubro Rosa, foi ministrada a palestra sobre a prevenção e os possíveis tratamentos referentes ao câncer de mama, pela enfermeira Luciane Morelis de Abreu. O evento foi realizado na sede CRECISP, durante o programa de palestras da Quarta Nobre.

A palestrante ressaltou que a doença afeta ambos os gêneros, mas tem maior incidência principalmente entre as mulheres e destacou a importância do autoexame, considerando a incidência da doença por causa do envelhecimento, na fase da vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de CM (feminino e masculino), etilismo, tabagismo, excesso de peso, sedentarismo e as formas de tratamento. 

Luciane explicou que a campanha foi iniciada nos Estados Unidos, em 1980, quando uma mulher relativamente jovem, de apenas 36 anos, faleceu de câncer de mama. Após dez anos, foi organizada uma corrida, um alerta, contra a doença, ressaltando a importância da autopreservação e os principais cuidados, cujo símbolo era o laço rosa.

“A campanha é um sucesso mundial, o índice de câncer de mama é alto, inclusive no Brasil e o autocuidado é importante, estamos disponibilizando materiais informativos, tanto para os profissionais de saúde, como para a população em geral e através das redes sociais, é possível adquirir o oncoguia.”

“Existe uma Lei 13.733, do Governo Federal, de novembro de 2018, e foi ela que trouxe a campanha do Outubro Rosa. Todas as ações, as palestras, as corridas, as atividades nas unidades básicas de saúde, nos hospitais e no serviço público em geral advém dessa legislação.”

Segundo a palestrante, é fundamental ter uma rede de apoio, para não se sentir sozinha, diante do diagnóstico. “O atendimento precisa ser rápido, pois a primeira ideia que vem à mente é a morte.  Mas, graças aos pesquisadores e à ciência, não é isso que acontece, há muita vida durante e após o câncer.  Hoje, nós temos uma medicina muito evoluída, medicações que são extremamente avançadas.”