CRECISP e o grupo de fiscalização integrada realizam blitz

A ação foi realizada em São Bernardo


No dia 25 de julho, o CRECISP, em conjunto o Grupo de Fiscalização Integrada da Represa Billings, participou de uma nova ação, realizada no Bairro Alvarenga, no antigo lixão, em São Bernardo do Campo. Diversas entidades também estiveram presentes, entre elas a Polícia Militar Ambiental, Secretaria do Meio Ambiente, CETESB, SEMASA e CREA.

O Conselho Regional tem trabalhado de forma assídua para combater as negociações irregulares em áreas de preservação ambiental, por maus profissionais, empresas e pseudocorretores. O objetivo é orientar a população para que procure um intermediador inscrito no Conselho Regional e a negociação seja feita de maneira segura e eficiente.

Segundo o especialista da Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Renato Nunes, no local visitado, há muitas casas em construção e muitas vazias, habitações simples em áreas com vegetação vasta e também em mananciais.

“Sabemos que os rejeitos das habitações, assim como o próprio aterro, estão se direcionando para represa Billings, então, é uma situação emergencial, existe um projeto que precisa ser implantado com urgência para evitar que haja devastação na região.”

A diretora da Fiscalização Ambiental da Prefeitura de São Bernardo do Campo, Patrícia Forte Gomes, afirmou que existe um trabalho intenso no sentido de coibir as ocupações que são consideradas irregulares.  “Através deste convênio com o grupo de fiscalização integrada, estamos estabelecendo um cronograma de ações, não só em São Bernardo do Campo, mas também em outros municípios.