Palestrante fala sobre questões condominiais

O evento ocorreu na Quarta Nobre


No dia 26 de julho, o advogado Thiago Natalio de Souza esteve presente na Quarta Nobre do CRECISP e falou aos corretores de imóveis sobre o tema: Mitos e verdades da gestão condominial. 

Durante a apresentação, o palestrante destacou os principais mitos e verdades de viver em condomínio, considerado quase uma sociedade, incluindo acúmulos de funções realizadas por funcionários, utilização de áreas comuns por inadimplentes, organizações de assembleias e outras questões que geram dúvidas e impedem a boa convivência, e o conhecimento dos direitos e deveres de cada um, seja condômino ou prestador de serviço. 

O palestrante ressaltou que existem diversos tipos de problemas enfrentados nos condomínios, sendo que 50% da população da Capital mora ou trabalha nestes locais. “Entres esses problemas estão aqueles ligados a crianças que fazem barulho, ao cachorro que late demais, a reformas e tudo mais que se pode imaginar!  Se fizermos uma pesquisa, entraremos no quesito segurança, que é sempre o que nós buscamos.

Segundo Natalio, nem sempre a segurança é garantida dentro dos condomínios, e quando os furtos ou roubos ocorrem nestes lugares, eles não arcam com nenhum tipo de prejuízo, pois não são os responsáveis pela segurança pública.

“Podemos encontrar alguma responsabilidade no condomínio? Podemos, em alguns casos, considerados raros, quando acontece alguma negligência muito grande, má-fé ou até mesmo dolo, mas em via de regra, o condomínio não cobre furtos e roubos e nem mesmo os danos ocorridos dentro do prédio.”

“A câmera é usada para identificar quem cometeu o erro. O fato de ter ou não ter câmera não significa que vai acarretar a responsabilidade. Temos que lembrar também a questão da reparação de danos, ou seja,  aquele que causa danos a outrem fica obrigado a reparar a quem causou o dano? Foi o condomínio ou foi o condômino? Foi o condômino que, por exemplo, abriu a porta de maneira desleixada e bateu no  carro do seu vizinho? Todas essas questões precisam ser esclarecidas.”

“Mas, porque escolhemos morar em condomínio? Porque nos oferece cada vez mais comodidade, pois teremos várias prestações de serviço, salão de beleza, supermercado, clube, e o coworking, no mesmo lugar.”