Palestrante fala sobre intermediação segura

O evento ocorreu na Quarta Nobre


No dia 19 de julho, a advogada e economista Fernanda Aguiar marcou presença no CRECISP e discorreu aos corretores de imóveis, na Quarta Nobre, sobre o tema: O segredo para o corretor de imóveis fechar uma venda com segurança!

A palestrante falou sobre a importância de desenvolver uma relação de confiança com o cliente, transmitindo segurança, sondando suas principais necessidades e incluindo informações concretas na elaboração de contratos, para resultar em um fechamento eficiente do negócio. 

A palestrante alertou aos participantes que existem muitas informações disponíveis de forma gratuita, especialmente no Youtube. E existem algumas questões dentro da negociação imobiliária que merecem atenção. No Código Civil, por exemplo, o Artigo 723 aponta que o corretor é obrigado a executar a mediação com diligência e prudência e a prestar ao cliente, espontaneamente, todas as informações sobre o andamento do negócio.

Portanto, segundo Fernanda, as pessoas podem processar os profissionais, se não ficarem satisfeitos com a intermediação, por meio de uma ação de perdas e danos. Além disso, existe a questão da LGPD e muitos corretores de imóveis estão sendo notificados, pois não tomaram cautela com relação à documentação.

“Com relação a parte de locação, existem alguns documentos que consideramos indispensáveis, entre eles, a ficha cadastral preenchida e assinada pelo proponente da locação, se possível, com referências  de outros locadores, o Serasa com score, comprovação de renda (comprometimento até 25% do salário ou renda líquida), documentos pessoais (CPF, RG e comprovante de estado civil), comprovante de residência, certidões pessoais (civil, protesto, executivo fiscal e federal com trabalhista), que devem ser obtidas gratuitamente nos sites dos órgãos públicos.”

“Muitas vezes, a ficha completa facilita muito o processo de uma futura ação e, de preferência, escrita de próprio punho. O Serasa com Score é importante, pois pode aparecer qualquer tipo de apontamento, seja se casado ou solteiro, da empresa e também dos sócios. Verificamos, também, a comprovação de renda e, se for CLT, pedimos os três últimos holerites. Caso não possua vínculo empregatício, solicitamos os extratos bancários.”