CRECISP e Grupo de Fiscalização Integrada realizam nova ação

A fiscalização ocorreu em Ribeirão Pires


No dia 6 de julho, o CRECISP participou de uma ação de fiscalização promovida pelo Grupo de Fiscalização Integrada da Represa Billings, composto pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Secretaria do Meio Ambiente de Ribeirão Pires, CETESB, SEMASA e CREA. A blitz foi realizada em Ribeirão Pires, a 35 quilômetros da Capital.

Desta vez, o trabalho de fiscalização foi no Bairro Icatuaçu, onde foram detectadas construções irregulares próximas à represa Billings. O Conselho Regional tem atuado para coibir irregularidades, principalmente na negociação de imóveis, impedindo que pessoas despreparadas, empresas ou mesmo pseudocorretores intermedeiem imóveis nessas áreas.

Segundo o especialista da Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, Renato Nunes, o foco dessas operações é o desfazimento de casas que estão em processo de construção. “Nas residências habitadas serão efetuadas as autuações. Na realidade, todo esse processo, ou seja, as casas em construção ou que já foram construídas estão impedindo a regeneração natural da APP (Área de Preservação Permanente). Será realizado, junto à Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires, todo um projeto de reurbanização e evacuação da área, para que ocorra um processo jurídico apropriado.”

O agente fiscal da secretaria municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Ribeirão Pires, Danilo Abrahão, ressaltou a importância da preservação das áreas de mananciais. “Temos que impedir as construções irregulares, para que a qualidade da nossa água seja mantida.”