Palestrante fala sobre a intermediação e os cuidados fundamentais

O evento ocorreu na Quarta Nobre


No dia 26 de abril, o advogado especialista em Direito Imobiliário, Lucas Fogaça, ministrou palestra online, na Quarta Nobre do CRECISP, e falou sobre o tema: Os cinco cuidados fundamentais na compra e venda de imóveis.

Durante a apresentação, abordou a importância da auditoria jurídica pré-aquisição (due diligence) para mensurar os riscos e as despesas, proporcionando a aplicação dos instrumentos jurídicos adequados para cada caso e os cinco cuidados que devem ser tomados antes de adquirir um imóvel. 

Segundo o especialista, este é um tema que está dentro da prática dos corretores de imóveis e dos advogados e pode ser chamado de cuidados fundamentais antes de adquirir o imóvel, mas também para qualquer tipo de negócio imobiliário, incluindo doação, permuta, built to suit e os empreendimentos imobiliários.

“ A segunda pontuação que eu gostaria de ressaltar é que cada intermediação terá a sua realidade, suas particularidades. Então, vai ser necessário adequarmos as situações e as diversas  questões no momento da  aquisição de um imóvel rural ou urbano, já que cada um apresenta suas especificidades.”

Segundo o advogado, o ideal é fazer uma auditoria antes da aquisição do imóvel e ser cauteloso, pois estes procedimentos podem qualificar melhor os profissionais dentro do segmento imobiliário, já que o mercado é extremamente competitivo.

“ O profissional que conseguir maior confiabilidade jurídica naquela transação, provavelmente vai estar melhor posicionado. É importante oferecer um diferencial ao seu cliente. Os corretores de imóveis participam de muitas negociações e quando o adquirente, por exemplo, enfrenta algum tipo de problema, fica um pouco desconfiado. Os problemas podem surgir mesmo que as etapas sejam cumpridas corretamente.”

“É interessante munir os clientes de informações estratégicas para aferir o risco daquele negócio. Se fizermos uma auditoria antes da aquisição e identificarmos que aquele imóvel apresenta algum tipo de gravame ou uma restrição, recai alguma dívida sobre o titular do bem, o que, certamente, irá impactar no valor da propriedade, trazendo portanto, um problema para o adquirente.