CRECISP e Grupo de Fiscalização Integrada realizam ação integrada

A blitz ocorreu em Guarulhos


No dia 25 de abril, o CRECISP, em conjunto com o Grupo de Fiscalização Integrada do Alto do Juquery, realizou fiscalização em Guarulhos (20 km da Capital), especificamente, desta vez, no Parque Estadual Itaberaba, em Morro Grande, onde foram encontradas construções irregulares em área de manancial. No local, foram iniciadas algumas demolições orientadas pela Justiça, pois não seguiram a determinação de embargo.

O CRECISP tem trabalhado assiduamente em operações de fiscalização para evitar que transações imobiliárias irregulares sejam realizadas por corretores de imóveis, empresas e até mesmo por pseudocorretores.  O objetivo da entidade é proteger a comunidade e fornecer subsídios, não só para o desenvolvimento econômico e social, mas também do meio ambiente.

Segundo a chefe de fiscalização ambiental da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Guarulhos, Fernanda Pereira de Mello Sampaio, o trabalho está sendo realizado em uma área de proteção ambiental e as construções irregulares estão refletindo diretamente na qualidade da água. 

“O parque foi estabelecido em 2010, as pessoas que se estabeleceram antes desta data podem permanecer no local, mas não podem realizar novas obras. Após esta data, as aquisições de lote e construções foram realizadas de forma irregular e estamos promovendo o desfazimento dos locais que não possuem ocupação.”

O tenente da Polícia Militar Ambiental, Daniel Pires, enfatizou que a ação deste grupo integrado se concentra na região do Alto Juquery, que compõem o sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de quase 9 milhões de pessoas, na grande São Paulo. “Então este é um trabalho de extrema importância, para preservar os mananciais que abastecem este sistema, atuamos todos os meses, por meio de ações contínuas, gerando resultados expressivos.”