Palestrante fala sobre comunicação e liderança

O evento ocorreu na Quarta Nobre


No dia 12 de abril, a mentora e treinadora de líderes, Carol Mira, ministrou palestra online, na Quarta Nobre do CRECISP. Durante a apresentação, falou sobre o tema: Comunicação para Líder.

Uma das habilidades mais valorizadas pelo mercado de trabalho é a comunicação clara e assertiva, sendo que, todo líder que deseja influenciar e maximizar os resultados da sua equipe/empresa, precisa ser perito neste segmento e entender a importância de investir nessa ferramenta. Ela deve ser entendida como um processo abrangente e sistêmico, cuja função é proporcionar o engajamento das equipes e ampliação dos resultados. 

Carol ressaltou que o principal objetivo do seu trabalho é ajudar os líderes a alcançarem a sua melhor performance. E o importante para adquirir novas experiências e aprendizados é descartar dados e informações que estejam defasados para ter espaço para novas capacitações e aquisição de novas habilidades.

“É essencial participar de treinamentos e mentorias, absorver novas informações e receber o novo sem julgamentos ou preconceitos, para ser um líder melhor a sua família, à comunidade ou em qualquer lugar em que atue. Existem profissionais que têm uma alta competência técnica, mas possuem um grande problema: não conseguem se comunicar, têm dificuldade em se destacar, porque a comunicação não entrega uma mensagem clara e assertiva. Penso que a comunicação é um dos grandes segredos do sucesso para a sua liderança. Mas, ela precisa ter a qualidade de engajar os colaboradores e fazer com que as pessoas entendam o que você está dizendo ou expressando. No momento em que você delega uma tarefa ao outro, ele precisa compreender exatamente o que deve ser feito.”

Segundo Carol, outro ponto fundamental é saber ouvir as pessoas, pois a equipe é reflexo das atitudes de seus líderes, do que eles estão comunicando e isso ocorre não apenas por meio de palavras, mas também por expressões e atitudes.

“É impossível ser um bom líder, sem capacidade de se comunicar de forma condizente. As habilidades mais valorizadas, no ambiente corporativo, são a liderança e a comunicação e, portanto, andam juntas. Sem essas qualidades, você acaba tendo problemas de relacionamento e falta de empatia e cooperação."