CRECISP e Grupo de Fiscalização Integrada efetuam nova ação

A blitz ocorreu em Suzano


No dia 3 de março, o CRECISP em parceria o GFI-ATC (Grupo de Fiscalização Integrada do Alto do Tietê), realizou uma nova ação em Suzano (34 km da Capital), desta vez, no Jardim dos Eucaliptos, onde está ocorrendo parcelamento irregular do solo, em local de preservação de mananciais. Desta vez a justiça autorizou a demolição das casas que estavam em construção, pois não seguiram a determinação de embargo.

O chefe de setor no Departamento de Fiscalização do Conselho Regional, Eliseu Silva Lima, ressaltou que o trabalho realizado pelo CRECISP, conta sempre com a colaboração à Cetesb, Polícia Militar Ambiental e Prefeitura e outras entidades que estão sempre atuando com sincronicidade .  “Nossa função é proteger a sociedade e orientamos a todos que desejam adquirir a sua propriedade, seja para descanso ou moradia, procure um profissional inscrito no Conselho Regional, para que todos os trâmites de negociação sigam de acordo com a legalidade.”

O especialista ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcelo Raso Frizzera Borges, ressaltou que esta é uma ação diferenciada, pois a determinação de suspender as obras foi ignorada.  “É inviável a implantação do empreendimento, são segundas residências que possuem área de lazer, que ocupa o local de produção de água, prejudicando, assim, inúmeras pessoas. Isso é inadmissível!

A diretora de Controle e Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Suzano, Solange Wuo Franco, enfatizou que é uma área de preservação ambiental e o trabalho realizado no bairro de Suzano é continuidade da fiscalização realizada no dia 21 de junho, do ano passado. “Em 2021, a Secretaria de Planejamento Urbano do Município já tinha efetuado uma notificação, logo após, ocorreram outras ações de combate às construções irregulares no local, portanto foram reunidas todas essas comprovações de descumprimentos dos embargos e pela legislação a solução do problema é o desfazimento e demolição das construções.”