CRECISP e grupo de fiscalização integrada realizam nova ação

A fiscalização ocorreu em Biritiba Mirim


No dia 10 de fevereiro,  o CRECISP participou, em parceria com o GFI-ATC (Grupo de Fiscalização Integrada do Alto do Tietê), de uma nova ação em Biritiba Mirim (61 Km da Capital), no bairro Rio Acima, a primeira registrada em 2023. No ano passado, foram realizadas 18 operações, que incluíram 36 áreas fiscalizadas.

O chefe de setor no Departamento de Fiscalização do Conselho Regional, Eliseu Silva Lima, afirmou que este é mais um novo trabalho realizado pelo CRECISP, em colaboração à Cetesb, Polícia Militar Ambiental e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.  “Foi uma ação expressiva em uma área de manancial. As residências presentes não possuem características de vulnerabilidade social, a maioria é de veraneio, e também não constatamos a atuação ilegal de corretores de imóveis, mas continuamos sempre atentos!"

O especialista ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcelo Raso Frizzera Borges, enfatizou que este é mais um local de preservação em que foram estabelecidas diversas construções ilegais.  “As pessoas se dirigem à área, adquirem lotes inferiores e começam a edificar, cortar a vegetação e, logicamente, este desmatamento afeta diretamente o abastecimento de água de inúmeras pessoas.  É fundamental procurar profissionais e empresas idôneas, inscritos no CRECISP, antes de adquirir ou negociar qualquer terreno ou residência”.

O Secretário adjunto do Meio Ambiente da Prefeitura de Biritiba Mirim, Marcel Mendonça, ressaltou que estas ações realizadas em parcerias com diversas entidades são essenciais para manter o controle e a qualidade de vida e do meio ambiente e conter o parcelamento irregular do solo. “ Foram feitos os mapeamentos em 30 áreas na cidade. Esta é a segunda que estamos fiscalizando e oriento a todos que desejam se regularizar, que procurem a Prefeitura, assim desta forma é possível buscarmos a solução para os problemas.”