Palestrante fala sobre financiamento imobiliário

O evento ocorreu na Quarta Nobre



No dia 6 de abril, a advogada e pós-graduada em Negócios Imobiliários, Fernanda Aguiar, ministrou palestra na Quarta Nobre do CRECISP e falou sobre o tema: Financiamento, uso do FGTS, transferência da posse do imóvel na hora da venda!

Durante a apresentação, foram destacados aos corretores de imóveis os pontos principais da promessa de venda e compra, incluindo o financiamento, com uso de FGTS e somente dinheiro, e ainda, qual o momento correto de transferir a posse e entregar as chaves ao comprador.

Segundo a palestrante, é imprescindível que o corretor de imóveis no momento da negociação imobiliária tome muito cuidado com a documentação imobiliária, porque as consequências legais podem ser graves.

“Os profissionais podem responder por perdas e danos, pelo Código Civil, artigo 723, parágrafo único - o corretor é obrigado a executar a mediação com diligência e prudência, e a prestar ao cliente, espontaneamente, todas as informações sobre o andamento do negócio. (Redação dada pela Lei nº 12.236, de 2010.”

“Sempre falo que o corretor de imóveis precisa ter como seu aliado um bom advogado, na área de Direito Imobiliário, preocupando-se com as informações que possam ser passadas erroneamente para os compradores ou vendedores, por algum intermediador desavisado.”

A advogada ressaltou que os dados sobre as taxas de juros e as condições de financiamento mudam todo dia. Então, é importante estar sempre atento às mudanças, principalmente com relação aos valores, pois isso mexe com o bolso do comprador e do vendedor. “Além, é claro, da entrega das chaves e da transferência da posse, os momentos mais especiais do comprador que espera receber o seu imóvel, para morar ou para usufruir ou até mesmo para investir. “

“Aqui no Brasil, os valores disponíveis e oferecidos pelo mercado de financiamento bancário aos compradores representam um percentual muito pequeno, perto do nosso PIB nacional, até mesmo, em comparação com outros países, portanto, poderíamos crescer muito mais na parte de financiamentos imobiliários”.

“O crédito imobiliário está sendo cada vez mais relevante, porque as pessoas de fora estão olhando com bons olhos para o nosso País, apesar de todas as nossas dificuldades, de toda a nossa crise, por causa do Covid e as guerras e tudo mais. O Brasil, ainda apresenta credibilidade e confiança.”