Palestrante fala sobre a importância do planejamento

O evento ocorreu na Quarta Nobre


 

No dia 24 de novembro, o especialista da área financeira, Alexandre Cunha, marcou presença na Quarta Nobre do CRECISP e falou aos internautas sobre o tema:  Sua Empresa Numa Folha de Papel.  

Na ocasião, destacou que, em dias cada vez mais difíceis, a melhor maneira de nos prepararmos é por meio do planejamento de nossa empresa ou de nossa vida pessoal. Temos que apresentar uma metodologia e formas de análise para que possamos ter mais chances de nossos planos darem resultados positivos e prósperos.

Segundo o palestrante, o assunto planejamento é muito delicado, pois as pessoas estão tendo dificuldade de esquematizar as suas vidas, não só a longo, mas também a médio e curto prazo, não conseguem olhar para suas receitas e despesas e encarar a realidade.

“Então, um dos grandes problemas que as empresas enfrentam é a questão de organização. Nós temos uma expectativa de que o ano de 2022 seja um ano um pouco melhor do que este que está terminando, mas já fizemos o nosso planejamento?  Vou fazer uma analogia: o avião que saiu de São Paulo e chega em New York, no horário programado, isso ocorre, porque há um plano de voo.”

“Logicamente, muitas vezes, nem todo mundo tem a oportunidade de fazer cursos especializados, tempo de parar e fazer uma leitura mais acirrada, mas a pessoa precisa de orientações, pois a empresa não é uma folha de papel. É importante ter uma visão ampla, mesmo que seja mais sintética.”

Cunha ressaltou ainda, que muitas empresas não possuem um departamento específico para realizar um planejamento, mas é importante ter a presença de um profissional que seja polivalente e que tenha conhecimento de diversas áreas.

“Na realidade, você tem que partir para ação, criar toda uma atmosfera numérica de planejamento, de números, pois  a inércia  é uma das coisas que atrapalha bastante as empresas. Um dos erros mais graves é deixar tudo para última hora, pois geralmente o custo é muito maior, tudo fica muito mais caro, ocasionando total prejuízo.”