Palestrante fala sobre a importância da comunicação

O evento ocorreu na Quarta Nobre


No dia 17 de novembro, a psicóloga Regina Rosin estreou na Quarta Nobre do CRECISP e falou aos internautas sobre o tema: Comunicação é Interação!

Na apresentação, especificou que, em todos os momentos, estamos nos comunicando, seja na vida pessoal ou profissional, destacando o poder da comunicação verbal e não verbal, como escutar genuinamente o outro, identificar perfis e a importância de ser empático na relação. 

Segundo a palestrante, existem alguns elementos que compõem a comunicação e estão sendo pesquisados há tempos. Um deles é o poder da nossa palavra, que representa 7%, e depois temos o tom de voz, cujo percentual é de 38%. A partir dele, é possível identificar quando um indivíduo está mais tranquilo ou mais estressado.

 “Já a comunicação não verbal possui uma representatividade maior, cerca de 55%. Muitas vezes, o silêncio também traz alguma informação e deve existir congruência naquilo que estou falando, com os meus gestos, expressões faciais, se estou aberto ou não aos novos relacionamentos.”

“O caso da Susana Richthofen foi solucionado por meio da observação das suas vestimentas, postura, relacionamento com o irmão, o resto da história, todos sabem, ela está cumprindo pena.”

De acordo com a palestrante, é preciso estar aberto para identificar as características desta comunicação, que não utiliza a forma verbal, observar todos os elementos, um exemplo que pode ser destacado é a utilização do WhatsApp, principalmente na Pandemia.

“Essa comunicação aumentou significativamente. Quando mandamos uma mensagem para uma pessoa e de repente, ela responde só com um Emoji, isso pode trazer, para nós, um certo desconforto e pensamos que algo de errado pode estar acontecendo, mas na realidade essa pessoa pode apenas estar em uma reunião e não quer causar nenhum tipo de confusão.”