Palestrante falou sobre comunicação e resultados

O evento ocorreu na Quarta Nobre


No dia 13 de outubro, a advogada e especialista em Comunicação, Évila Carreira, marcou presença mais uma vez no CRECISP, ministrando palestra na Quarta Nobre e falando sobre o tema: Como ter resultados e bater suas metas no mundo pós-pandemia.

A palestrante abordou quais são as competências imprescindíveis que os profissionais precisam ter, independentemente da área de atuação, para ter sucesso e se adaptar às constantes mudanças que acontecem com cada vez mais frequência. Como desenvolver uma estratégia eficiente para ter, manter e aumentar os resultados do trabalho, proporcionando crescimento profissional.

Évila ressaltou a maneira correta como os líderes devem ser na comunicação, sendo que para ela, a liderança é uma questão de escolha e está associada não somente aos cargos que galgamos nas instituições, mas principalmente com posicionamento e profissionalismo.

“Uma das competências mais importante é o autoconhecimento. Eu costumo dizer que fiz dois casamentos profissionais: um com a gestão e outro com o Direito. E da interseção dessas duas áreas, resultou a liderança em comunicação. Dentro dessa perspectiva, eu trago uma autora, consagrada no segmento da liderança em Comunicação,  a Carol Kinsey, que diz em sua obra que  muito antes da sua performance em comprovar se as pessoas estão certas ou erradas ao seu respeito, elas terão tomado a decisão emocional sobre se deverão segui-las, confiar ou até mesmo escutar o que têm a dizer.”

A palestrante destacou que a postura, enquanto profissional e líder, e a comunicação corporal em relação às tomadas de decisões diante de desafios e desavenças vão contribuir para o fortalecimento da atividade.

“Existe uma técnica utilizada, muito interessante, que eu recomendo a todos que é a do Espelho. Interessante colocar o celular para capturar a sua imagem, quando atende um cliente ou em reunião online. Você adquire ferramentas para interpretar a sua própria comunicação, para  ter a clareza e detectar os porquês  de os resultados que você almeja não estarem sendo alcançados.”

Em contrapartida, quando os liderados querem falar algo, se coloque à disposição para ouvi-los. Quem ignora a sua plateia corre o risco de ser ignorado por ela. Nós temos que observar se estamos tendo uma comunicação que mostra abertura, uma vontade não de apenas falar, mas também de escutar nosso interlocutor ou se nós estamos ignorando aquele com quem estamos falando.”