Palestrante fala sobre comunicação eficaz e influente

O evento aconteceu na Quarta Nobre


No dia 18 de agosto, a jornalista Flávia Travaglini marcou mais uma vez sua presença no CRECISP, discutindo o tema: "Todo lugar é palco:  estratégias para uma comunicação assertiva e influente."

Na ocasião, a palestrante mostrou as técnicas para que o corretor de imóveis possa gerenciar os aspectos interativos e emocionais de suas apresentações (online ou offline), além de oferecer princípios e recursos que possibilitam uma comunicação fluida e eficaz no dia a dia.

Para a jornalista, todo lugar é um palco, incluindo a atividade do intermediador, no momento em que mostra um imóvel para o seu cliente ou quando está em uma reunião ou em um evento.   

“Quando o assunto é comunicação, o palco é todo nosso e quaisquer simples apresentações podem se transformar em grandes, porque todo interlocutor é audiência, toda arena pede clareza de ideias, argumentações consistentes. Costumo dizer que todo público é digno de um espetáculo.”

“No momento em que o profissional  está exercendo sua atividade, seja um corretor ou uma corretora de imóveis, não pode estar desanimado ou injuriado.  O cliente quer alguém disposto, vivo naquela apresentação. É importante se diferenciar nesse universo, já que existem muitos concorrentes.”

 Segundo Flávia, a forma como nos comunicamos nos diferencia dos demais e, na realidade, é uma forma de competência que qualquer pessoa pode desenvolver. É igual a cozinhar e dirigir, no começo é meio difícil, mas depois, adquirimos a experiência.

“E assertividade da comunicação tem origem em três recursos fundamentais: o primeiro é o verbal, é a forma como articulo minhas palavras, construo o meu discurso.  O segundo é feito por meio de ferramentas não verbais:  postura, roupa, expressões faciais, cabelo; e o terceiro, não menos importante, é a voz.”

“Tenho que usá-los em harmonia e quando não estão, o que mais chama mais atenção é o não verbal. Não adianta falar algo positivo, com uma expressão facial ou com um corpo derrotado. Os três recursos têm que trabalhar em conjunto, para que a sua comunicação tenha impacto e influência.”