Palestrante faz alerta sobre fechamentos de contratos

O evento ocorreu na Quarta Nobre


No dia 11 de agosto, o advogado Durval Salge falou sobre o tema: Os dez maiores perigos na compra e venda de imóveis, na Quarta Nobre do CRECISP. A palestra teve como objetivo apresentar ao corretor de imóveis, os problemas na celebração de um contrato de compra e venda, para tornar a intermediação mais segura.

No início da apresentação, Salge expressou sua grande admiração pelos corretores de imóveis, ressaltando que são a primeira ponta do negócio jurídico, e muitas vezes, são os profissionais que seguram todas as dificuldades e os problemas na intermediação.    

“Antes de entrar especificamente no tema, vou falar sobre governança contratual imobiliária que está ligada diretamente a duas questões: a primeira é a prática de gestão e a segunda é a otimização de segurança. É muito importante que o profissional ofereça confiança e evite que sejam instalados os maiores perigos na negociação.”

Segundo o palestrante, essa é uma posição pessoal, sendo que cada corretor de imóveis poderá enxergar a situação de periculosidade no momento do fechamento da intermediação.

Salge alertou que um dos perigos mais importantes, tanto para o advogado como para o intermediador, é se deparar, em um contrato de compra e venda, com uma expressão latina, sendo que a primeira orientação é saber a sua exata dimensão e seu real significado.

“Muitas vezes, a palavra latina possui um significado totalmente diferente do que pensamos. Um exemplo é a expressão nunc cujo real significado é agora, mas parece que significa nunca, vejam a diferença!"

“O segundo ponto de alerta é quando um imóvel é adquirido por uma pessoa que ingressa na propriedade totalmente satisfeito e começa a viver sua vida normal, mas aí vem um terceiro, entra com uma ação judicial e retira a propriedade desse indivíduo.

De acordo com o palestrante, se o instrumento, a promessa ou o contrato de compra e venda vier com esta questão de exclusão da evicção, é fundamental que o profissional se  imponha e não aceite de jeito nenhum essa questão, garantindo responsabilidade e segurança ao cliente.