Palestrante fala sobre o estresse e suas principais doenças

O evento ocorreu em São Paulo

O psicólogo Sérgio Moliterno esteve na Quarta Nobre do CRECISP e falou sobre o estresse e as principais doenças causadas por ele, destacando a questão da ansiedade, como um mal que assola grande parte da população.

O palestrante alertou que, quanto mais ansiosos formos, mais dificuldades teremos em nossas vidas, incluindo o relacionamento com a família, amigos, a questão profissional, e gerando muito desconforto.

“Cada ser humano possui um grau de ansiedade pelo qual precisa passar, pois caso contrário ela toma conta da pessoa de uma determinada maneira que o indivíduo acaba ficando doente. Todos nós precisamos trabalhar e ganhar nosso dinheiro para honrar nossas contas e, cada dia que passa, a ansiedade aumenta.”

O palestrante explicou, ainda, que nosso inconsciente comanda 90% das nossas ações, e que nossa capacidade de armazenar informações é de 130 trilhões de gigabits, embora não utilizemos nem 1% dessa capacidade. Moliterno acredita que um dos fatores que causa ansiedade é a tecnologia.

“Não sou contra a tecnologia, mas ela contribui para que a gente seja mais ansioso, então, determina a maneira como cruzamos os braços, as pernas, dormimos, acordamos, cumprimentamos as pessoas. Isso vem do acúmulo de informações e de tecnologia que recebemos.”

“Nossa principal missão aqui é falar do estresse que é o cansaço físico, mental e social. Hoje, somos extremamente estressado! Uma criança de cinco anos possui muita informação e já nasce digital.”

Moliterno ressaltou que um dos fatores para combater o estresse é dormir a quantidade e horas necessárias, levando em conta que algumas pessoas precisam de 8 horas e outras de 6 horas de sono por noite. “Se eu dormir mais que seis horas por noite, automaticamente vou ter enxaqueca. Mas se dormirmos mal damos lugar ao estresse.”