Programa de Educação Continuada para Corretores de Imóveis

1 - OBJETIVOS

Capacitar os participantes para os conhecimentos, habilidades e atitudes operacionais e administrativas dos negócios imobiliários;

Proporcionar uma visão abrangente e panorâmica da profissão e dos negócios imobiliários com os seus detalhes e peculiaridades, assegurando aos participantes uma postura segura no desenvolvimento de suas atividades;

Possibilitar um processo de aprimoramento e atualização dos conceitos para que os participantes conheçam e vivenciem as alterações ocorridas no mercado, na legislação e nos procedimentos visando o aprimoramento no exercício de suas atividades;

Incentivar o espírito empreendedor e pesquisador entre os participantes para assumirem uma postura de aprimoramento contínuo e de busca constante da atualização e do conhecimento para o bom posicionamento no mercado.

2 - LOCAL

Serão formadas turmas em várias localidades, conforme demanda e possibilidades.

3 - CARACTERÍSTICAS DA AULA

O professor ministra a aula no estúdio do CRECI para que a aula seja transmitida em sistema de videoconferência aos locais onde os alunos estarão reunidos.

Todas as aulas serão disponibilizadas em vídeo, na área restrita do site do CRECI, para alunos, pelo tempo em que durar o curso.

4 - GRADE CURRICULAR

O PROECCI é composto por 6 módulos, totalizando uma carga horária de 105 horas, distribuídas e organizadas no formato abaixo:

4.1 - Legislação da Profissão (12 horas)

I - Evolução histórica da profissão de Corretor de Imóveis, II - O Corretor de Imóveis, III - Lei nº 6.530/78, IV - Dec. nº 81.871/78, V - Das atividades privativas de Corretor de Imóveis, VI - Do Exercício Irregular de Profissão, VII - Do Estagiário (Res. 1.127/09), VIII - Do código de Ética Profissional (Res. 326/92), IX - Do Código de Processo Disciplinar (Res. 146/82), X - Multas Processos Disciplinares - Res. 315/91, XI - Multas não inscritos - Res. 316/91, XII - Normas de Inscrição - Res. 327/92, XIII - Nome abreviado e fantasia - Res. 1.065/07, XIV - Portaria nº 3.277/06 - Autorização expressa para intermediar, XV - Da corretagem, XVI - Do Contrato de Corretagem.

4.2 - Financiamento (15 horas)

Comportamento profissional, o composto de produtos e serviços imobiliários, qualidade dos produtos, planejamento e publicidade em geral, relacionamento com o cliente, administração de vendas, cálculos de resultados e comissões, custeio e centros de custos e responsabilidades.

4.3 - Documentação Imobiliária (15 horas)

Escrituras, registro de imóveis, certidões, procurações, inventário, testamentos, documentos de compra e venda, locação, administração, autorização para venda e locação, opção com exclusividade, rescisões, confissão de dívida, comodato

4.4 - Estruturação e apresentação de Proposta de Fechamento (12 horas)

Valor jurídico da proposta ? suas cláusulas, código civil, importância da proposta no processo de fechamento imobiliário, importância comercial da proposta, importância legal da proposta, previsão de desistência, lucro imobiliário, como calcular o lucro imobiliário e considerações complementares.

4.5 - Relações Humanas no Mercado Imobiliário (15 horas)

Aspectos emocionais envolvidos nas transações imobiliárias, estrutura organizacional de uma imobiliária, descrição de funções, relações interpessoais, espírito de Equipe e motivação no trabalho, formas de contratação e remuneração da equipe.

4.6 - Avaliações (36 horas)

Para venda e locações, o processo de avaliação, fatores que influenciam a avaliação, fatores mercadológicos x Fatores circunstanciais e Informações preciosas para o processo de avaliação. Imóveis alienados x imóveis disponíveis, avaliação pericial x avaliação comercial, normas ABNT ? Associação Brasileira de Normas Técnicas, Considerações complementares.

5 - CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO

5.1 - Avaliações

Ao final de cada módulo, o aluno realizará uma Avaliação Modular para que possa avaliar seu desempenho no curso. As Avaliações Modulares não terão caráter eliminatório, e o aluno saberá sua nota instantaneamente. Todas as Avaliações Modulares serão aplicadas via sistema através de senha, que será acessado através da área restrita.

A avaliação final será dividida em 02 (duas) fases, sendo:

Fase I ? Prova: A prova final será realizada com material impresso, fornecido no dia previsto. A prova será elaborada com base no conteúdo ministrado de todas as matérias durante o curso, constando trinta perguntas de múltipla escolha. Terá como principal objetivo, avaliar o conhecimento adquirido pelo aluno em sala de aula durante o curso. Apenas a avaliação final terá o caráter eliminatório, com peso 10 (dez) e sua nota classificatória mínima de 06 (seis). Não caberá, ao aluno que não atingir a nota mínima, recuperação. Em caso de reprovação o aluno deverá refazer o PROECCI.

Fase II ? PTAM: Deverá ser entregue no ultimo dia de aula o PTAM (Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica), elaborado pelo aluno, impresso e de acordo com as normas da ABNT. O PTAM apontará se o aluno está APTO ou INAPTO a elaborar o parecer. Caso o PTAM não atenda os requisitos técnicos, o aluno será notificado para que refaça, uma única vez, o PTAM em até 05 (cinco) dias a contar do conhecimento do resultado. O aluno deverá refazer o parecer técnico a fim de atender os requisitos da ABNT e ser considerado APTO.

Para que o aluno seja aprovado e receba o certificado final do PROECCI, terá que atender as seguintes etapas:

(I)Realizar os exercícios ao final de cada módulo;

(II)Atingir a nota 06 (seis) na prova final (múltipla escolha);

(III)Ser considerado APTO a elaborar o PTAM.

Obs.: Caso o aluno alcance a nota 06 (seis) e não esteja APTO a elaborar o PTAM, o mesmo não receberá o certificado e terá que fazer novamente o PROECCI.

5.2 - Presenças

A presença em aula é registrada por um sistema de leitura biométrica disponível para registro da entrada 30 (trinta) minutos antes do horário de início da aula, e se torna indisponível após o exato horário de início da aula, voltando a estar disponível para o registro da saída ao término da aula, momento em que será realizado o registro da saída de todos os alunos presentes na sala de aula, sendo que sua não presença neste momento provocará a ausência deste registro. É importante que o aluno se programe para chegar com antecedência para a aula, pois não há tolerância quanto ao horário de início. Ainda que o aluno esteja no local e, por motivo de fila para a leitura biométrica, o horário de registro se encerre e não tenha sido possível registrar sua entrada, não haverá meios para registrá-la. A inexistência do registro da presença, seja na entrada e/ou na saída (por ausência, por atraso do participante ou por sua saída antes do horário de término) caracterizará a falta nesse dia.

O recebimento do Certificado é condicionado à participação do inscrito em todos os módulos, mediante progressão sequencial, sendo permitida 1 (uma) falta por módulo, desde que o total de faltas no curso não ultrapasse 3 (três) faltas. Por exigir um grande compromisso e envolvimento do participante, não será aceito nenhum tipo de atestado, ou justificativa, com a intenção de abono de faltas, atrasos ou saída antecipada da aula.

6 - MATERIAL DIDÁTICO

Todo o material didático, apostila e apresentação dos professores, serão disponibilizados conforme o início das aulas de cada disciplina via sistema, (na área privativa em nosso site), e ficará disponibilizado até o final do curso.