Governo anuncia medidas importantes no financiamento imobiliário

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 04/08/2018


Na última semana, o governo anunciou importantes medidas que, sem dúvida, poderão proporcionar um novo fôlego ao setor imobiliário.

No que se refere à utilização do FGTS, o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou um aumento no limite do valor dos imóveis a serem financiados, que, a partir de 2019, será de R$ 1,5 milhão. Essa mudança valerá para os contratos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), com juros de 12% ao ano mais TR e veio para favorecer, especialmente, compradores interessados em imóveis mais caros.

Já para as construtoras, essa ampliação do limite estimula o investimento em novos projetos de empreendimentos para atender a essa parcela da população. Espera-se, com isso, um reaquecimento do setor da construção civil e, consequentemente, um aumento na oferta de empregos. 

As mudanças do governo também incluíram eliminar a obrigatoriedade de os bancos destinarem 52% da poupança para o Sistema Financeiro da Habitação (SFH), o que pode proporcionar recursos para outros tipos de financiamento da casa própria.

Os imóveis com valores mais baixos, até R$ 500 mil, não foram esquecidos no pacote de medidas do CMN. Os bancos passarão a receber incentivos para a concessão de créditos destinados à compra de propriedades nessa faixa de preço.