Imagem do Corretor é tema de palestra

No dia 18/09, o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, ministrou palestra durante a Convenção do Sistema Cofeci/CRECI, por ocasião do V Enbraci - Encontro Brasileiro de Corretores de Imóveis. Viana falou sobre a ``Imagem dos Corretores de Imóveis e dos CRECIs perante a sociedade``, fazendo uma reflexão a respeito da realidade que a categoria enfrenta atualmente. Segundo o presidente, a profissão passou por uma importante evolução ao longo dos anos, contando, atualmente, com corretores mais preocupados com a reciclagem e o aprimoramento de seus conhecimentos. Mas ao apresentar os resultados das pesquisas realizadas pelo Ibope em parceria com a revista Seleções sobre a confiança da sociedade nas profissões, Viana enfatizou que ainda há muito por fazer. ``Desde 2005, embora nosso percentual de aceitação pela população tenha aumentado de 10% para 17% em uma escala de 100%, ainda ocupamos o penúltimo lugar no ranking de profissões mais confiáveis. Essa é uma questão que nos leva a refletir sobre nossas atitudes como corretores e sobre os pontos que precisam ser melhorados para que a sociedade possa buscar os serviços do corretor com maior tranquilidade.`` Segundo Viana, nesta atividade é muito difícil a identificação do pseudocorretor, por isso a necessidade de o profissional denunciá-lo sempre que tiver conhecimento de sua atuação, para que o CRECISP possa agir. ``A maioria dos casos que são manchetes nos jornais é praticada por pseudocorretores e, infelizmente, o profissional tem sua imagem prejudicada por essa razão. Os processos em andamento no Conselho demonstram que o pseudocorretor é o grande problema e a sociedade não sabe distingui-lo do corretor. Por isso, é importante o uso do crachá de identificação em seu horário de trabalho, para que a população tenha conhecimento de que aquele é realmente um corretor de imóveis.`` Viana aconselhou aos inscritos que usem o domínio do CRECISP em seu endereço eletrônico (ex.: fulano@creci.org.br) para que isso também sirva de identificação aos clientes. ``Tenho certeza de que com pequenas medidas, sem nenhum custo para ninguém, vamos conseguir alterar essa imagem da categoria perante a sociedade.``