Alerta do CRECISP para evitar golpes repercute em todo o Estado

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 10/02/2024

Com a proximidade de feriados como o Carnaval, infelizmente, são comuns as notícias de pessoas que foram lesadas por golpistas, alugando imóveis que não lhes pertencem e causando prejuízos e transtornos àqueles que buscavam lazer e sossego.

Ciente dessa realidade, o CRECISP divulgou uma série de orientações e alertas à população com o intuito de coibir a ação desses estelionatários. O presidente do Conselho, José Augusto Viana Neto, concedeu inúmeras entrevistas a veículos de comunicação de todo o Estado, em uma importante prestação de serviço à sociedade.

Segundo Viana, é essencial que o interessado em alugar uma casa ou apartamento de temporada busque a assessoria de uma imobiliária ou de um corretor de imóveis, evitando tratar diretamente com o proprietário. A assinatura de um contrato que estabeleça as condições de pagamento e descreva em detalhes as características da propriedade e as facilidades oferecidas também garante mais tranquilidade ao locatário. “Sem essa precaução, corre-se o risco de encontrar um imóvel totalmente diferente do que foi visto no anúncio da locação. Infelizmente, não são raras as histórias de pessoas mais desavisadas que fazem um depósito como reserva do aluguel e quando chegam ao local sequer encontram a casa alugada”, alertou o presidente.

Viana também destacou que, no site do CRECISP, no link “Imóveis de Veraneio”, encontram-se profissionais que atuam nesse nicho de mercado em várias cidades turísticas paulistas, preparados para dar toda a assistência necessária aos interessados nessas locações.

E para o feriado de Carnaval, o presidente do Conselho comentou que ainda é possível alugar uma casa ou apartamento nas principais cidades do Litoral, com preços menores que os praticados no ano passado. “A Pesquisa do Conselho mostrou que as diárias estão mais baratas neste feriado, permitindo a um número maior de famílias e amigos desfrutar de um descanso sem gastar muito.”