CRECISP autua 1.010 pseudocorretores

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 12/08/2023

De janeiro a julho deste ano, a equipe de analistas de conformidade vem intensificando suas ações para coibir o exercício ilegal da profissão, checando documentos e procedimentos e orientando os inscritos a respeito da legislação que rege a atividade.

De acordo com o balanço desses sete meses, a fiscalização emitiu 70.385 autos de constatação em 31.843 diligências realizadas. Foram 1.459 cidades visitadas e 1.844 plantões de vendas, com um saldo de 6.782 infrações registradas e 8.931 notificações emitidas.

Importante destacar que, nessas operações, 1.010 pseudocorretores foram autuados pelo CRECISP, reiterando a preocupação do Conselho em evitar que pessoas não gabaritadas possam causar prejuízos ou cometer estelionatos no mercado imobiliário.

A entidade também atendeu a solicitações da sociedade no que diz respeito a fiscalizações de rotina: foram 4.801 visitas em resposta às denúncias recebidas e 9.077 programadas nos expedientes dos analistas.

Além desse trabalho, o Conselho também participou de 14 blitzes organizadas pelo Grupo Integrado de Fiscalização, composto pela Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Meio Ambiente, Cetesb, Sabesp e CREA, combatendo a comercialização de loteamentos irregulares na região do Alto Tietê.

“Estamos em constante atenção e cientes de que, embora os números surpreendam, ainda há muito a ser feito, sempre tendo em vista a segurança e a tranquilidade dos negócios imobiliários pela intermediação dos corretores”, comentou o presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto.